Encerrando as atividades do Junho Verde, mês de conscientização mundial contra a escoliose, em Içara foram realizadas diversas ações e campanhas de orientação aos problemas relacionados à coluna. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o desvio lateral da coluna pode ser discreto ou em alguns casos, mais acentuado, afetando até 4% da população.
Em Içara, os pacientes que precisam de atendimento para o tratamento da doença contam com a Clínica Municipal de Fisioterapia e Traumato-ortopedia (Cefito), localizado no Complexo de Saúde do bairro Jardim Elizabete.
Segundo o fisioterapeuta do município, Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, nos últimos meses foram feitos diversos diagnósticos do problema. “É importante que a gente tenha atenção para as crianças e adolescentes que é a fase onde começam essas alterações. A escoliose é a alteração tridimensional da coluna, onde encontramos laterização e rotação das vertebras. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhor a chance de tratar. Ao longo do ano teremos várias ações que contribuem para o mês de conscientização da escoliose”, reforça o fisioterapeuta.
Os diagnósticos podem ser feitos através de raio x, tomografia computadorizada, exames de ressonância magnética e avaliação postural. Os tratamentos dependem do grau da escoliose. Sem um tratamento adequado podem surgir mais problemas como: emocionais, respiratórios, danos na medula ou no nervo espinhal, progressão cada vez maior da curvatura, entre outras situações.
Colaboração: Decom / Prefeitura de Içara