Cooperação na Ponta do Lápis e A União Faz a Vida (PUFV), levarão educação financeira e valores como cidadania, para mais de 800 alunos em três escolas
Um jeito diferente de aprender e ensinar é a proposta do Programa A União Faz a Vida. A principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi está presente, hoje, em mais de 470 cidades brasileiras. A partir de agora, a Escola Municipal José Réus insere o município de Balneário Rincão neste mapa.
A parceria entre a Sicredi Sul SC, cooperativa pertencente ao Sicredi com atuação nos 45 municípios do sul catarinense, e a prefeitura municipal de Balneário Rincão, foi firmada ainda em 2021, mas implementada durante este mês de abril.
A escola localizada na Lagoa dos Freitas, foi escolhida para adotar a metodologia. “São 14 turmas que receberão o PUFV, totalizando 358 alunos da educação infantil e ensino fundamental”, explica Rafaela Trombin Maciel, assessora de Programas Sociais da Sicredi Sul SC.
Dezenove professores, além de auxiliares pedagógicos e a direção da escola, foram capacitados para atuar com a metodologia de projetos. Com ela, em sala de aula, perguntas exploratórias alinhadas ao currículo escolar dão origem às expedições em lugares que podem romper os limites da escola. Todas as descobertas são transformadas em projetos apresentados pelos próprios educandos.
“Nos sentimos privilegiados por receber os programas na nossa rede. Sabemos a importância da educação no processo de construção de uma sociedade melhor”, completa Jucilene Fernandes, secretária de educação do município de Balneário Rincão.
Educação financeira também é novidade
O convênio firmado com a prefeitura de Balneário Rincão também levará o Programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis para duas escolas municipais. A Arroio Rincão, no centro, e a Profª Amélia de Souza Silva, no Balneário Barra Velha, já estão atuando com o método da Instituição Financeira Cooperativa em 22 turmas do ensino fundamental, somando 531 alunos.
Com a parceria, todos os professores, auxiliares pedagógicos e a direção da escola, estão capacitados para atuar com o Programa, que permeará quase todas as disciplinas. “O Cooperação na Ponta do Lápis não aborda apenas o planejamento e o controle de gastos, ele trabalha os aspectos relacionados ao nosso comportamento que interferem na relação com o dinheiro”, explica Rafaela.
Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, a chegada dos dois Programas ao Balneário consolida o papel da cooperativa. “Somos a única Instituição Financeira com atendimento na cidade. Além da inclusão financeira, cumpriremos agora com mais intensidade o princípio cooperativista do interesse pela comunidade”, comemora Westrup.
Colaboração: Giovana Pedroso – Comunicação e Marketing