A Escola Sesi de Criciúma garantiu neste final de semana vaga para o torneio nacional de robótica, que acontecerá em Brasília em março de 2025. Além disso, ainda foi representada na primeira competição estadual de Soroban, ficando em primeiro lugar nesta modalidade.
O torneio regional de robótica foi realizado em Joinville, onde participaram mais de 540 estudantes, que se dividiram em 33 equipes de 30 cidades diferentes.
Na robótica, os times Carvoeiros Robots (formado pelos alunos Yasmin Plácido da Silva, Antônio Ferreira Scarsi, Júlia de Oliveira Mazzucco, Manuela Milak de Bitencourt, Davi Beck de Jesus e Pedro Comin Olímpio do ensino fundamental do SESI de Criciúma) e Carvoeiros Robotech (formados pelos alunos do ensino médio do SESI de Criciuma Fernanda Pissetti, Maria Luísa da Silva De Luca, Davi Serafim Ronconi, Luan Nazário Costa, João Miguel Rebelo Souza e Henrique Garcia Lourenço) ficaram em segundo e terceiro lugar geral na competição, garantindo o acesso a etapa nacional do torneio.
Os Carvoeiros Roboteh garantiram ainda a premiação de Pensamento Criativo do campeonato. No campeonato de Soroban, a escola, representada pelo aluno do quinto ano, Guilherme Antônio Elias Bessen, ficou com o primeiro lugar na competição, trazendo mais uma medalha de ouro para o sul do estado
Para a supervisora da Escola SESI de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe a conquista reflete não apenas a excelência técnica, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais. “Em um torneio como este, é necessário muito mais do que conhecimento técnico: é preciso concentração, trabalho em equipe, flexibilidade e foco. Estamos extremamente satisfeitos com esse resultado, que é fruto de um trabalho árduo, pesquisa, planejamento e dedicação dos nossos estudantes, orientados pelos nossos técnicos, dentro da metodologia Maker e do programa STEAM da Escola Sesi “, celebra a supervisora.
O Soroban, um antigo instrumento de cálculo originário do Japão e utilizado em diversos outros países, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades matemáticas e cognitivas dos estudantes. Esta ferramenta é extremamente valiosa, pois contribui para o aprimoramento do raciocínio lógico, da memória e da agilidade mental. Além disso, o Soroban oferece uma abordagem visual e prática para a compreensão dos conceitos matemáticos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e eficaz.
Colaboração: Ana Sofia