Uma maior interação entre os estudantes e os escritores do município. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Escola São Rafael, da comunidade de Terceira Linha, em Içara. Ao longo do ano, a unidade escolar tem feito diversas ações voltadas à leitura.
“O tema optado pela escola para trabalhar durante o ano todo foi “Leitura e escrita, caminhos para novas conquistas”, e diante disso buscamos fazer um trabalho diferenciado. Entre eles, a maior interação entre os nossos estudantes com os escritores de nossa cidade, para que possam conhecê-los e saber que na cidade existem grandes artistas na área da literatura”, comenta a coordenadora pedagógica da escola, Néli Marcos de Souza.
Entre o primeiro e o segundo bimestre, o conteúdo foi desenvolvido juntamente com a escritora Maria Mogorin. Já no terceiro bimestre, houve a participação da também escritora içarense Maria de Fátima Pavei. “Ela veio até a escola, onde contou um pouco mais de sua vida, o que lhe incentivou a ler, quem é a grande inspiração, e ainda falou muito sobre o amor à família, entre outras questões importantes para as crianças”, declara Néli.
A próxima escritora a passar pela escola de São Rafael já está definida, assim como a data em que a visita acontecerá. Trata-se de Iêde Cardoso, que estará na unidade escolar no próximo dia 17. Conforme Néli, algumas ações especiais já estão sendo organizadas junto aos estudantes para deixar o momento ainda mais divertido e com maior aprendizado.
Especial Jornal Gazeta