A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas, além dos estudantes matriculados nas 120 escolas-piloto catarinenses, que já oferecem a novidade desde 2020.
Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, a proposta altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
Entenda as principais mudanças
O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.
A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, estão mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.
O Novo Ensino Médio foi um trabalho de construção coletiva iniciado em 2018, com a adesão das 120 escolas-piloto. No ano passado, o estado foi o primeiro a ter o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense – incluindo o Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento – homologado pelo Conselho Estadual de Educação, além de ter sido o primeiro estado a entregar o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).]
Como será a distribuição das aulas
Antes, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana. Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas.
Entenda as Trilhas de Aprofundamento
As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.
Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão em uma área do conhecimento específica e 11 são integradas entre duas ou mais áreas do conhecimento. Ainda há possibilidade de trilhas ligadas aos 13 Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas da rede estão:
– Área de Matemática e suas Tecnologias: A MATEMÁTICA E O MUNDO DO TRABALHO;
– Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: OBSERVATÓRIO DA SAÚDE PÚBLICA;
– Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: DIÁLOGOS COM NOSSAS CIDADES – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE;
– Área de Linguagens e suas Tecnologias: CORPOS QUE EXPRESSAM SUAS VOZES;
– Trilha integrada: O CAMPO COMO LUGAR DE VIDAS, DE RELAÇÕES HUMANAS, DE DIREITOS HUMANOS, DE CULTURAS E DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
Colaboração Secretaria de Estado da Educação – SED