A Secretaria de Saúde de Içara, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 27, uma roda de conversa, com a temática “Construindo caminhos para a detecção precoce do câncer de mama”. O debate, contou com a participação das enfermeiras, das Unidades de Saúde do Município e representantes da Associação Amigas do Peito de Içara (AMPI). A mastologista Luiza da Rosa Ramos mediou a conversa que informou as enfermeiras da cidade, sobre as chances de desenvolvimento do câncer.
O projeto Mamamiga foi desenvolvido pela Rede Feminina e com recurso oriundo da Justiça Federal, disponibilizará 60 seios de borracha, 25 displays pequenos e cinco grandes para utilização em palestras. O material será distribuído em todas as Unidades de Saúde do Município, no Centro de Atenção a Saúde da Mulher (Casmi) e na própria Rede.
“Todo o material didático será mais um meio de informar as mulheres içarenses sobre o autoexame. Os displays contam com material descritivo e servirão para ilustrar palestras e afins”, explica a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andréa Cristina Pavei Soares. A mastologista voluntária da Rede coloca que “As mulheres participantes das palestras, poderão olhar para o seio fictício e serão estimuladas ao autotoque”.
“O mês de outubro teve um calendário extenso de atividades em prol da prevenção do câncer de mama. Tenho certeza que conseguimos atingir boa parte das mulheres de nosso Município. Este material será de grande valia para as equipes das Unidades. Obrigado a Rede Feminina por pensar e promover a prevenção”, completa a coordenadora de Atenção Básica, Iane Savi.
Colaboração: Imprensa PMI