Promovendo inclusão, união e informação sobre as desordens relacionadas ao glúten, acontece em Criciúma nesta terça-feira (10/10) o 2° Encontro de Celíacos de Criciúma e região, a partir das 18h30, na Associação dos Funcionários da SATC (ASSATC), em Criciúma. Promovido pela Acelbra Criciúma e região Sul Catarinense, o evento gratuito irá reunir empresas fornecedoras de produtos sem glúten e livre de contaminação cruzada, seguras para celíacos, sensíveis ao glúten não-celíacos, alérgicos, entre outros.
Para a presidente da Acelbra Criciúma, Fernandes de Oliveira, o encontro fortalece e traz visibilidade para a causa, além de destacar empresas da região que atuam no segmento. “Neste segundo ano temos a expectativa de reunir novos celíacos e seus familiares, mas também empresas que têm essas pessoas como público-alvo consumidor. É do interesse de todos ter fornecedores seguros, com bons produtos e, de preferência, da nossa região”. Fernanda destaca ainda o sentimento de unidade e pertencimento que esse tipo de encontro proporciona. “Promover o acolhimento também é um grande diferencial já que o glúten, e a ausência dele, é uma questão na vida dos participantes ou seus familiares. Então é um ambiente de muita troca de experiências e conhecimento”.
O encontro já possui dez empresas expositoras confirmadas, que irão expor e vender seus produtos no local. Destaque para a presença de empresas de diversas de cidades da região Sul como São Martinho, Santa Rosa do Sul, Araranguá e Jacinto Machado, além de negócios da região Carbonífera. Ainda há vagas para empresas expositoras – vagas limitadas.
Durante o encontro, acontecerá uma mesa redonda com o gastroenterologista Josué Ferreira da Silva Junior, a nutricionista e celíaca Maria Cristina Gonçalves de Souza e o estudante de psicologia e celíaco Eraldo Costa, com o tema “Os desafios alimentares, físicos e mentais da Doença Celíaca”.
Para participar é necessária a inscrição através deste link. O evento é gratuito e as vagas limitadas à lotação do espaço.
O primeiro encontro aconteceu em 25 de outubro de 2022, reuniu mais de 100 participantes, público formado por pessoas com desordens relacionadas ao glúten e seus familiares, empresas do ramo de alimentação, nutricionistas e interessados no assunto e contou com 15 empresas expositoras.