Professores vão recepcionar os alunos em uma tenda montada na entrada da Universidade
Os concluintes dos cursos de graduação da Unesc terão um grande desafio no próximo domingo (27/11). Nesta data, a partir das 13h30min, serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em todo o território nacional. A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos de graduação, além das habilidades e competências adquiridas em sua formação.
De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Enade é requisito obrigatório para a conclusão dos cursos e uma excelente oportunidade de valorizar a formação, o curso e a Universidade, além de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino superior brasileiro, já que o exame é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país. “Nossa formação é de excelência, portanto, acreditamos no magnífico desempenho de todos os nossos acadêmicos”, destaca.
A importância do exame e o comprometimento do aluno também foram enfatizados pela pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni. “Se o curso for bem avaliado, o diploma do aluno também terá muito mais peso no mercado de trabalho e fará com que ele seja cada vez mais valorizado como profissional”, ressalta.
Serão 622 concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais envolvidos nas provas que ocorrerão nos Blocos N, O e P da Universidade.
O exame é composto de duas partes: uma de formação geral e outra específica. A avaliação do componente de Formação Geral é comum aos cursos de todas as áreas e é composta por 10 questões (oito de múltipla escolha e duas discursivas). Já a avaliação do componente Específico é própria de cada área de avaliação e é composta de 30 questões (27 de múltipla escolha e três discursivas).
Acolhimento
Para acolher os acadêmicos, a Unesc contará com espaço montado na parte externa da instituição, local onde será possível assinar a lista de presença, retirar kits com camiseta, água, caneta, picolé e um sanduíche, além de, posteriormente, realizar a entrega do caderno de provas.
Os estudantes aptos a participar do Enade são aqueles com 75% ou 80% de carga mínima do currículo concluída, dependendo do curso, devem se dirigir às salas de prova a partir das 11h, horário em que serão abertos os portões. A orientação da Universidade é de que os acadêmicos cheguem entre 11h às 12h45min. Às 13h as salas de aplicação do Exame serão fechadas para início das atividades às 13h30min, conforme determinação do MEC. Portanto, todos os estudantes deverão estar dentro do Bloco de Aplicação das provas até às 13h.
De acordo com Graziela, é importante que os acadêmicos estejam atentos ao horário de chegada para reconhecimento da sua sala de prova, bem como para a documentação oficial de identificação com foto que precisa ser apresentada para realização do Exame.
“Os professores estarão presentes para dar dicas e conversar com cada um. É importante chegar no horário para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Neste dia, também haverá outros concursos sendo realizados no campus e terá grande movimentação, por isso é importante o acadêmico estar atento aos horários e locais da prova”, sublinha Graziela.
Colaboração: Agecom