O Circo de Teatro do Biriba iniciou nesta terça-feira (25) as apresentações do espetáculo infantil projeto “Sementes do Futuro”, em Cocal do Sul e recebeu no primeiro dia, a visita do diretor executivo do Sindicato das Indústrias Plásticas de Criciúma e Região (Sinplasc), Elias Caetano. O Sinplasc é parceiro do Circo de Teatro do Biriba através das empresas Strawplast, Copobras e Copaza.
O evento acontece no Centro de Eventos Jardim Itália até sexta-feira (28), e é gratuito para todas as escolas do município, tendo como público principal alunos de pré-escola ao 6° ano e educandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O prefeito Ademir Magagnin, a vice, Roseny Cittadin Barbosa, o diretor de Cultura, Juarez Fogaça, e demais autoridades, também participaram da abertura dos espetáculos.
“A mensagem que o Palhaço Biriba traz é uma ótima direção para as crianças e para a sociedade, no sentido de uma educação ambiental necessária e transversal para toda a humanidade. Precisamos aprender a lidar com os produtos consumidos e os resíduos que geramos. Isso ajuda na evolução e na construção da cidadania e da conscientização com amplo engajamento popular, que é o ponto mais importante de todos para reduzir e evitar a poluição”, pontuou Elias Caetano.
O diretor do sindicato ainda destacou que as campanhas e manchetes que combatem os plásticos se baseiam em narrativas parciais e desinformação, gerando um sentimento de aversão ao material que afasta o interesse das pessoas. “Isso atrasa o desenvolvimento da conscientização necessária para que o consumidor se veja como ator e protagonista das mudanças pela redução de consumo e descarte ideal para reciclagem”, enfatiza.
“Se isso não presta não tem valor, então não me interesso e nem vale a pena separar. É justamente o contrário. É valorizando esses materiais que as pessoas farão o esforço necessário para descartar corretamente seus resíduos evitando seu desperdício. As pessoas precisam passar a reconhecer e a enxergar o valor desses produtos”, acrescentou Elias Caetano.
O Setor Plástico da região Sul de SC também é uma referência nacional em reciclagem. “Somos o segundo maior polo de reciclagem do país, o que é muito importante! A Rota da Reciclagem, Economia Circular e Logística Reversa vêm crescendo a uma taxa média de 10% ao ano no Brasil desde 2017, mas que ainda têm muito para crescer, inovar e se desenvolver. A reciclagem representa a melhor alternativa e o caminho mais rápido para uma solução ambiental em larga escala”, ressalta o diretor.
*Apoio das empresas é fundamental*
Além do Circo de Teatro do Biriba, as empresas associadas ao Sinplasc também contribuem investindo tempo, recursos, pessoas e esforços para realizar diversos projetos na região voltados à educação ambiental com forte compromisso social envolvido.
“Esse apoio das empresas é fundamental para que possamos continuar exercendo nosso trabalho, levando uma mensagem importante sobre o meio ambiente, e desmistificando temas relacionados a reciclagem. Agradecemos demais o apoio das empresas do Sinplasc por acreditarem que a educação, a cultura e o teatro podem melhorar a vida das pessoas”, agradeceu Geraldo Passos, o Palhaço Biriba.
*O que o espetáculo aborda*
O espetáculo infantil projeto “Semente do Futuro” aborda temas importantes, como o cuidado com o meio ambiente, a importância da reciclagem e da coleta seletiva, o uso consciente da água e energia, além da valorização das profissões. O projeto se consolidou como uma das ações culturais mais impactantes da região sul, e tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e da Lei Rouanet, aprovado pelo Ministério da Cultura.
Gabriela Recco
*Assessoria de Imprensa*