Um dos produtos brasileiros mais conhecidos no exterior é a cachaça. Desde a tradicional aguardente produzida a partir da cana de açúcar, que existe no Brasil há quase 500 anos, até os dias atuais, surgiram outras variedades com o objetivo de conquistar diferentes públicos. Uma dessas novidades foi criada por uma empresa içarense, justamente a partir de seu principal produto, o mel.
“Como já trabalhava com o mel e a família tinha por tradição a produção da cachaça, quis testar se seria possível destilar dessa forma e deu muito certo”, relembra o empresário Agenor Castagna. Ele frisa que foram necessários três anos de pesquisas. Por isso mesmo, o processo produtivo é mantido sob sigilo total. “Existe um segredo para usar o mel na produção, mas isto é uma fórmula industrial que só eu e meu filho conhecemos”, conta.
Por enquanto, a bebida é vendida em feiras. “Ainda não colocamos nos supermercados devido à alta carga tributária, mas temos tudo pronto e esperamos disponibilizar ao comércio no ano que vem”, planeja, citando que as pessoas costumam provar nos eventos e vão até a empresa comprar mais. “Produzimos pela tradição, pois nosso maior faturamento vem da exportação do mel a granel”, afirma.
Especial Jornal Gazeta


















