Ao longo dos anos o processo eleitoral, as condições de mandato e os requisitos para exercer o direito de voto mudaram muito no Brasil e muito se deve às aspirações democráticas vindas da Europa e também dos Estados Unidos.
Não é à toa que estamos a poucos dias de completarmos 90 anos de Justiça Eleitoral Brasileira e também do voto feminino em nosso país, o que demonstra quão recentes são essas significavas mudanças que, assim como outras, impactam diretamente os nossos dias.
Estamos nos aproximando das próximas eleições para os cargos de Deputado Federal, Estadual e Distrital, assim como para Senador, Governador e Presidente da República. Por isso, preparei uma breve lista com atitudes e posicionamentos que não podemos adotar no dia das votações, sendo elas:
– Uso do celular no gabinete de votação: o aparelho deverá ser entregue ao mesário, ainda que esteja desligado;
– Boca de urna: promover manifestações ou aglomerados padronizados solicitando votos;
– Distribuir camisetas de partidos ou candidatos aos demais eleitores, é permitido somente utilizar;
– Descartar propaganda eleitoral nas ruas ou também nos locais de votação;
– Realizar qualquer tipo de propaganda eleitoral.
Muitas dessas dicas são importantes para cumprirmos as diretrizes eleitorais e também para não violarmos outros dispositivos legais, como é o caso de não descartar propagandas eleitorais nas ruas. Afinal, a natureza “agradece seu descarte devido” e as leis ambientais e urbanas também.
Até a próxima!
Matheus Bicca Menezes.