Eleições 2024: “Ser mulher envolvida na política é difícil, a maioria não tem tempo nem pra namorar”, diz Silvia Mendes, a Marreca

Foto: Divulgação

Silvia Mendes, conhecida como Marreca, tem 52 anos e é natural de Içara, nascida no bairro Aurora, antiga Mineração, atualmente mora no Centro. Filha de Antônio Mendes, mais conhecido como Marreco, que foi vereador da cidade, e de Idene Teixeira Mendes, Marreca tem uma longa história familiar ligada à política local.

Entrevista Ping Pong:

O que te motiva a participar do cenário político como candidato (a) a vereador (a)?

Eu acredito muito na política, gosto do que faço, sou de trabalhar muito com as pessoas, gosto de orientar as pessoas que têm dificuldades. Acredito na renovação da política, por isso me filiei ao PL, que é um dos maiores partidos do país. Hoje, tudo depende do reconhecimento, e a política proporciona isso. Ter amizade, influência, abrir portas para ter êxito e fazer o bem para as pessoas são aspectos que me motivam. Adoro o que faço. Ser mulher envolvida na política é difícil. A maioria, não tem tempo nem para namorar, pois se dedica 100% ao trabalho.

Quais foram os maiores erros e acertos do atual governo municipal? O que você faria de diferente?

Acertos, seria a duplicação da SC-445, pois foi uma medida importante. A prefeita passou por muitas barreiras e ela está de parabéns. A usina de asfalto também foi uma conquista significativa, pois isso reduz os custos de contratar uma empreiteira. Na área da educação, destaco a distribuição de material escolar, que já está no terceiro ano consecutivo. Quanto aos erros, acredito que a prefeita Dalvania trabalha com uma equipe muito enxuta, o que às vezes a impede de tomar algumas decisões. Seria isso que eu destacaria, pois considero a administração dela muito boa.

Que áreas você considera prioritárias e por quê?

Atualmente, a saúde é uma área prioritária, pois a maioria das pessoas ainda depende do SUS [Sistema Único de Saúde]. Além disso, os recursos vindos do governo federal estão cada vez mais escassos. É necessário fazer gestão para garantir que esses recursos sejam bem utilizados. A prefeita Dalvania fez um trabalho importante com o programa “Zera Fila”, triplicando os recursos próprios para a saúde.

Içara se posiciona como uma cidade com forte poder econômico. O que pretende fazer para acelerar o desenvolvimento neste setor?

Meu sonho é que tudo dê certo agora. Falta o Ministério Público revisar o plano diretor, mas acredito que a área industrial pode ser um grande impulso para o desenvolvimento econômico. Estamos trabalhando para viabilizar isso tanto no legislativo quanto no executivo.

Você acredita que a polarização da eleição presidencial tem influência direta na eleição municipal? Por quê?

Sim, acredito. Tanto é que me filiei recentemente ao PL, pois vejo que há uma polarização entre direita e esquerda. Eu me identifico mais com a direita e gostei do trabalho que o Bolsonaro fez. Acredito que a direita fez e pode fazer ainda, um trabalho espetacular.

Você faz campanha com dinheiro público, recursos próprios ou doação de pessoas físicas? Por quê?
Eu faço campanha com recursos próprios ou doações. Nunca vi dinheiro público em relação a isso.

O que Içara tem de melhor? E o que ainda falta melhorar, na sua opinião?

Içara tem ganhado reconhecimento pela transparência administrativa. Temos uma administração que trabalha com transparência, e isso é essencial para o desenvolvimento. No entanto, ainda precisamos melhorar em áreas como creches, saúde e infraestrutura. A cidade está crescendo, e precisamos garantir que esse crescimento seja sustentável.

Caso eleito, quem você levará para a sua assessoria? Uma pessoa ligada ao partido, um cabo eleitoral ou uma pessoa tecnicamente capacitada para a função? Como será o seu gabinete?

Sempre trabalhei com pessoas técnicas, pois acredito que é essencial ter conhecimento para exercer o cargo de vereador. Meu gabinete será formado por pessoas capacitadas e comprometidas com o bem da cidade.

Como você pretende garantir transparência e prestação de contas durante o seu mandato, de modo a manter os eleitores informados sobre as decisões e gastos da câmara ou prefeitura?

Embora não faça parte da mesa diretora da Câmara de Vereador, acompanho de perto as questões de transparência e prestação de contas. Acredito que é essencial manter os eleitores informados sobre as decisões e gastos do legislativo e executivo. Estarei sempre atenta a isso e pronta para fiscalizar e cobrar quando necessário.

Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis