Em Içara desde 1995 a Unidade Descentralizada (UD) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo Naes, já atendeu 4 mil alunos do ensino fundamental e outros 4,3 mil do ensino médio. E para comemorar estes 20 anos de serviço prestado no município será realizado no próximo sábado, dia 4, um jantar de confraternização na sede do departamento de Fomentos a Atividades Inclusivas (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pacheco.
O encontro contará com a presença de alunos, ex-diretores, funcionários e coordenadores na modalidade de ensino. “É momento de comemorar este 20 anos de trabalho efetivo no município. O EJA surgiu como uma oportunidade para ampliar os estudos, enriquecendo os conhecimentos e abrindo novas portas para o campo trabalho”, coloca a coordenadora da UD de Içara, Celma Biudes, completando: “Muitos deram sequência aos estudos no ensino profissionalizante ou superior”.
História
O Núcleo Avançado de Ensino Supletivo iniciou atendendo o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e fundamental II (6º ao 9º ano). Com a conclusão da primeira turma surgiu à necessidade de implantar-se o ensino médio, com o convênio por meio do CEJA de Criciúma.
Desde então passaram pela coordenação as professoras Sonia Angela Scotti Colle, Celia Casagrande Cechella, Maria Mônica Budny, Maria Helena Zanette Topanotti e Celma Regina Biudes. Em 2013, para se adequar a nova legislação, o Naes passou a denominar-se Unidade Descentralizada (UD) de Içara. Hoje a escola atende aproximadamente 200 alunos distribuídos em 34 turmas, sendo duas delas na comunidade de Santa Cruz.
Colaboração: Imprensa PMI