Rede municipal conta com mais de 300 profissionais responsáveis por compartilhar com os professores a missão de cuidar dos alunos
O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou nesta segunda-feira, dia 29, uma capacitação junto aos auxiliares de sala. Mais de 300 profissionais estiveram durante a manhã e a tarde no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti para conhecerem mais sobre as atribuições necessárias para desempenharem um bom papel nas escolas e creches da rede municipal.
Os auxiliares dividem-se entre a educação infantil e o ensino fundamental. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), eles são responsáveis por compartilhar com as pedagogas a missão de cuidar da classe e dos alunos. Nas escolas, a principal atividade é acompanhar de perto os estudantes com necessidades especiais, que necessitam de um Atendimento Educacional Especializado (AEE).
“São pessoas cruciais para o bom andamento das aulas, e por isso precisam estar bem preparadas para o ofício da função, sabendo todas as diretrizes de como esse profissional deve trabalhar. Esperamos que esse encontro faça a diferença lá na ponta, refletindo na aprendizagem dos nossos alunos”, comenta a secretária da pasta, Nerilda Felisberto.
A formação foi ministrada pela coordenadora da Educação Especial e Inclusiva de Içara, Andréia Berto, e pela coordenadora da Educação Infantil, Haidée Moreira. “Auxiliares de sala bem treinados estão mais preparados para entender e atender às necessidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças e adolescentes”, observa Andréia. “Com os auxiliares capacitados, os professores podem focar com maior eficiência no planejamento e na execução das aulas”, completa Haidée.
Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação