Economia de Içara cresce acima da média regional

Os dados ainda não são definitivos, mas 2017 deve encerrar com um desempenho positivo para Içara no que diz respeito à movimentação econômica. O município registra, ao longo do ano, um crescimento acima das médias regional e estadual, situação comprovada em levantamento apresentado esta semana pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

“Os dados são referentes aos meses de janeiro a outubro, sendo que para novembro e dezembro os números são estimados. Lembramos que os dados de algumas empresas optantes pelo Simples nacional ainda não foram compilados, o que significa que este número pode aumentar”, explica o coordenador de movimento econômico da Amrec, Ailson Piva.

A perspectiva é que Içara feche o ano com crescimento de 10,48% diante do desempenho econômico verificado ao longo de 2017, sendo que ao mesmo tempo a média regional fica em 2%.

O secretário municipal de Fazenda, Eduardo Rocha, lembra que o reflexo direto no caixa do município é o aumento no retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), repassado mensalmente pelo Estado.

A estimativa é de mais R$ 1 milhão aos cofres da prefeitura. “Considerando que retorna para Içara em torno de R$ 20 milhões em ICMS, este é um valor muito significativo, que deve ser revertido para melhoria nos trabalhos que são prestados às pessoas”, diz o secretário.

O prefeito Murialdo Gastaldon avalia que, além do incremento na arrecadação, com as empresas produzindo mais, maiores são as chances de manutenção dos atuais funcionários e também da contratação de novos colaboradores.

“Na medida que as pessoas têm o seu emprego assegurado, já dá um ambiente diferenciado na cidade. Nas contas públicas, o reflexo leva dois anos, mas no dia a dia da pessoa já é de imediato e isso conta muito”, entende.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis