quinta-feira, 5 fevereiro, 2026
Ultimas noticias

Diocese realizará estudo online sobre a CF e o tema “Fraternidade e Moradia”

A Diocese de Criciúma realizará, no dia 10 de fevereiro, um estudo online sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2026, conduzido pelo assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen. O encontro, transmitido pelo Facebook e YouTube da diocese, acontecerá das 19h30 às 21h30 e busca aprofundar a reflexão proposta pela Igreja para o próximo ano: “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
A atividade foi motivada pela necessidade de aproximar comunidades, pastorais e lideranças da realidade abordada pela campanha, que em 2026 tratará do direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.
Segundo padre Jean, a escolha do tema nasceu de um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e foi acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). Ele explica que o lema bíblico ilumina a reflexão à luz do mistério da encarnação. “Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, afirmou.
Durante o estudo, padre Jean deverá apresentar dados que evidenciam os desafios atuais do país no campo da moradia. O Brasil enfrenta um déficit habitacional estimado em 6 milhões de moradias, além de um déficit qualitativo que alcança 26 milhões de residências inadequadas, marcadas pela falta de infraestrutura básica, superlotação ou condições estruturais frágeis. “Essa realidade clama por conversão social e ações concretas que garantam um lar digno a todos”, destacou.
O Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Gabriel Manarim Dalmolin, ressalta a importância de iniciativas como esta para a vivência da fé e para o compromisso social da Igreja.“A Diocese de Criciúma está sempre atenta ao que a Igreja nos propõe. Ao longo de cada Campanha da Fraternidade, buscamos promover estudos e incentivar ações que ajudem nossas comunidades a refletir e agir diante dos desafios apresentados”, afirmou.
Realizada anualmente durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade convida os fiéis a um caminho de conversão e solidariedade. Em 2026, ao colocar a moradia no centro da reflexão, a Igreja reforça o chamado a construir uma sociedade mais justa e comprometida com a dignidade humana. O gesto concreto da campanha, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis