Durante a assembleia, realizada no Centro de Pastoral do Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, também foram apresentados comunicados e um momento formativo sobre “A Igreja Diocesana e os pilares da comunidade eclesial missionária nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e nas urgências do Plano Diocesano de Pastoral”, ministrada pelo Padre Vitor Galdino Feller, da Arquidiocese de Florianópolis.
Para Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma, o momento é uma oportunidade de comunhão e ânimo para a vida da Igreja. “Muitas pessoas participam, mas é sempre o Espírito Santo que nos fala e permite que nós possamos planejar os próximos anos com muito entusiasmo, sinodalidade e bençãos”.
Com momentos de oração conduzidos pela Comissão Diocesana de Liturgia, a assembleia também é um momento oportuno de refletir aquilo que nos pede o Santo Padre. “A partir do chamado do Papa Francisco, de sermos uma Igreja em saída, aqui na Diocese de Criciúma, como comunidades eclesiais missionárias, estamos refletindo e planejando as ações para os próximos dois anos”, evidencia.
Após a formação dos grupos de trabalho e a síntese das propostas apresentadas, foi aprovado um projeto para a Igreja Diocesana tornar-se espaço para comunhão, participação e missão, com foco na formação dos conselhos em todos os âmbitos por meio da inspiração bíblica, além da valorização da Escola de Teologia para Leigos e a continuidade do período de visitação que deverá ser organizado pelas comarcas. O momento foi encerrado por Dom Jacinto com a benção final e um café.
Colaboração: Tiago Clezar