O Procon de Içara está preparando uma série de atividades para a próxima sexta-feira, dia 15, a partir das 9h na Praça da Matriz São Donato. O ato será em alusão do Dia Mundial do Consumidor, que foi criado para proteger e lembrar o consumidor dos seus direitos.
De acordo com a diretora executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari, a população terá um espaço para tirar dúvidas. “Estamos preparando atividades na praça, onde convidamos os consumidores para estar participando conosco e dos serviços que estaremos oferecendo”, comentou.
Quem passar pela praça, terá a disposição, atividades com orientações e palestras sobre o direito do consumidor, testes rápidos de saúde, além de poder tirar dúvidas sobre contabilidade e o imposto de renda, com uma parceria com o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).
Ainda durante as atividades, o Governo de Içara fará a entrega da expansão do projeto Içara Online, idealizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecom) através de recursos do fundo próprio. Além da democratização do acesso à internet nas regiões centrais do município, a ferramenta de importância social, cultural e econômica, facilitará o comércio e a prestação de serviços.
Procura por direitos
No Brasil a lei nº 8.078/90, que entrou em vigor em março do ano seguinte, estabeleceu direitos básicos como a informação clara e precisa. De acordo com o último ranking divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, os serviços mais reclamados em Santa Catarina são: telecomunicações (telefonia móvel e fixa), bancos, tv por assinatura, além de problemas com cartão de crédito.
Em Içara, o Procon, atua na aproximação do órgão com o cidadão. “Acreditamos que a aproximação, aliada à facilitação do exercício desse direito de cidadania estimula a formação de consumidores mais conscientes de seus deveres e, também, exigentes de seus direitos”, finalizou Karoline.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI