quarta-feira, 29 maio, 2024
Ultimas noticias

Dia Internacional da Mulher: a prevenção é o melhor caminho

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Balneário Rincão cumpre o papel de acolher e orientar possíveis portadoras da doença

 

Trabalhar com a prevenção é um dos trabalhos voluntários mais desafiadores e emocionantes para a vida de diversas mulheres. Um bom exemplo disso é a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão (RFCC), sendo lembrada neste Dia Internacional da Mulher (8). A instituição conta com 46 integrantes que espontaneamente realizam serviços buscando ajudar a diagnosticar mulheres com câncer de mama e colo de útero.

 

Conforme a presidente da entidade, Vandete Maria Fernandes, a Rede Feminina cumpre o papel de facilitar o acesso ao exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, que é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no seu início, antes que as mulheres tenham sintomas.

 

“Dessa maneira, desejamos diminuir o número de pessoas na fila por uma consulta no Balneário Rincão. O câncer não pode esperar, sendo prioridade o início dos tratamentos. Nosso trabalho humanitário também é preparar essa possível portadora, que em muitos casos está desorientada, sem saber o caminho que deve seguir”, explicou Vandete.

A Rede procura guiar as pacientes com a participação da psicóloga hospitalar e oncológica Janir Faraco, que doa um pouco do seu tempo em benefício de outras pessoas que estão necessitando. “O voluntariado é o acolhimento, buscar esclarecer e confortar essas mulheres que estão passando por um momento especial, considerado diferente e doloroso, porque não é esperado. A verdade é que nesses casos se busca a força para procurar viver com a situação do câncer”, afirmou a psicóloga.

 

Segundo a especialista, trabalhar em situações como essas também é gratificante pelo ato de fazer o bem, sempre levando leveza, fé e esperança para as possíveis portadoras e as diagnosticadas com a doença. “Elas não estão sozinhas nesse caminho, muitas pessoas se importam e irão ajudar no processo, o bem-estar é muito importante e tratado com grande compaixão”, indicou Janir Faraco.

 

Quais doenças o exame preventivo pode diagnosticar?

– ⁠Algumas DSTs
– Alterações causadas pelo HPV
– Câncer de colo de útero
– Infecções vaginais
– Inflamações vaginais

Como cuidar da saúde?

– ⁠Alimentação saudável
– Beber a quantidade correta de água para o seu corpo
– Controle do sono
– Evitar açúcar e substâncias tóxica
– Fazer exercícios físicos
– Lidar com emoções
– Realizar consultas e exames regulares
– Tempo para lazer
– Usar filtro solar

Atendimentos da RFCC

Inaugurada oficialmente em outubro de 2022, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão tem a sede localizada na rua Rio de Janeiro, número 225, no Centro da cidade.

Horário de atendimento:

Segunda, quinta e sexta-feira: 13h às 17h
Terça e quarta: 8h às 12h

(Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nadia Couto).

 

Colaboração:  Henrique Ferreira 
Leonardo Meurer 

Fotos: Divulgação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis