quarta-feira, 14 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Dia do Hospital: instituições de saúde se tornaram ainda mais essenciais à comunidade

O trabalho dentro de uma instituição hospitalar cada dia ganha mais evidência, especialmente após o início da pandemia da Covid-19. São milhares de profissionais que se dedicam diariamente para manter os hospitais em funcionamento, garantir saúde com equipamentos de alta tecnologia oferecidos à comunidade, sem esquecer a humanização sempre presente em todos os momentos do dia. Neste dia 2 de julho, data em que se celebra do Dia do Hospital, há muito o que ser celebrado por estas entidades que se tornaram cada vez mais essenciais à população.

No Hospital São José de Criciúma, por exemplo, para que o serviço seja entregue com excelência à comunidade, milhares de mãos precisam se unir para trabalhar em prol do próximo. Uma dessas pessoas dedicadas é a auxiliar de cozinha do HSJosé, Andreia Martinelli, aos 44 anos ela trabalha há pouco mais de um mês na instituição e viu na oportunidade a chance de realizar um sonho. “Comecei a trabalhar no hospital em 24 de maio de 2021, trabalhava anteriormente como operadora de caixa em um supermercado e ajudava também na cozinha, quando precisava. A área da saúde me chama bastante atenção. Estou trabalhando na nutrição, mas tenho um grande sonho de ser técnica de enfermagem, de estudar no HSJosé, de evoluir, crescer aqui dentro da instituição na área da saúde. Me identifiquei muito com os colegas de trabalho, com a entidade, com as Irmãs. Eu gosto do ambiente hospitalar e da área da saúde. Me sinto importante e tenho muito orgulho de dizer que trabalho em um hospital e a minha família também tem muito orgulho disso. Meus pais, por exemplo, me acham corajosa. O HSJosé é um lugar maravilhoso, um local que eu escolhi para trabalhar, batalhei muito para chegar aqui e creio que Deus me abriu essa porta”, relata Andréia.

Instituições cada vez mais necessárias

Os hospitais hoje se tornaram ainda mais necessários do que já eram anteriormente devido a pandemia. De acordo com a diretora do HSJosé, Irmã Isolene Lofi, a pandemia veio mostrar a toda sociedade e em especial aos poderes públicos, a importância da atenção à saúde. “Os hospitais, mais do que nunca, foram tão importantes para salvar vidas. Mas não só a estrutura, eles precisam estar equipados com insumos, medicamentos e profissionais comprometidos para atender as necessidades que cada situação exige e requer. A pandemia mostrou o que se dá na ausência de hospitais de qualidade e excelência em cumprir sua missão. As comunidades que possuem uma Instituição de saúde, a meu ver, tem o dever de cuidar e ajudar para que se mantenha os serviços”, explica Irmã Isolene.

Segundo a diretora, fazer parte de uma Instituição hospitalar é uma graça, porém carregada de desafios, especialmente em tempos de pandemia. “Está sendo uma experiência única. Cuidar para que não falte o necessário, acompanhar o desgaste das equipes, a angustia das famílias, a insegurança da falta de insumos e medicamentos, só sabe quem vive o dia a dia e os apelos que acontecem entre as quatro paredes de um hospital, onde acontece a dor, a vitória, o gemido, o choro. Em tempos tão desgastantes, a responsabilidade de animar e encorajar só pode ser feita pela fé e na certeza de que Deus se faz presente nesta história. E os hospitais e, em especial os hospitais filantrópicos, fizeram a diferença e mostraram sua força e potencial para toda sociedade. 

Profissionais comprometidos com o próximo

Atualmente o Hospital São José conta com 1725 funcionários, e em torno de 280 médicos e 52 médicos residentes, que fazem especialização em determinada área. Durante a pandemia houve um aumento na contratação de pessoal e todos que atuam na instituição não mediram esforços neste tempo, para salvar o maior número de vidas.

Colaboração: Assessora de Comunicação HSJ

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis