Acordar todos os dias e produzir alimentos. Essa é uma função que cabe aos agricultores. São eles que plantam e colhem produtos que diariamente sustentam milhões de pessoas. A profissão tão nobre é anualmente lembrada no Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. E em Içara, os trabalhadores rurais têm um importante papel na história e na economia do município.
“Ser agricultora é tudo para mim. É algo que me gera muita felicidade, ainda mais que trabalho com orgânicos. Teve uma época que cheguei a pensar em sair desta área, mas hoje é algo que não penso. Me sinto muito feliz com isso. É uma tradição de família, meus pais sempre trabalharam na agricultura e eu desde pequena fui tomando gosto por essa atuação”, comenta a produtora Dalvaci Simone Gabriel.
Joésio Magagnin também herdou da família o gosto pela agricultura, pois desde criança via seu pai trabalhando na lavoura. “Cheguei a sair da agricultura, na época vi como uma boa oportunidade, mas voltei. Sempre gostei mais do campo, sempre me senti mais livre ali e isso fez com que eu voltasse. Quando eu saí, sentia que fazia falta estar na roça. O emprego que eu tinha era bom, mas não supria aquele gosto que eu tinha, não era algo que me completava”, justifica Magagnin.
Dalvaci e Joésio trabalham com a produção de frutas e hortaliças, mas nem sempre foi assim. Eles atuaram ao longo da vida na fumicultura, e após alguns anos mudaram radicalmente de área, optando por produzir alimentos orgânicos, uma decisão que avaliam como acertada. “Orgânico é um modo de viver, de viver com saúde. Comecei pequeno (a área plantada), apenas para a minha família, mas o negócio foi fluindo e fomos expandindo e hoje deu muito certo”, enaltece Dalvaci.
Eles citam o apoio que é oferecido pela Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) e da prefeitura de Içara. Os agricultores consideram que a atuação dessas entidades/órgãos é fundamental para que ampliem cada vez mais os trabalhos realizados.
Especial Jornal Gazeta