Hoje é uma data de extrema importância para o Brasil e todos os brasileiros, pois celebramos 200 anos de independência e, dessa forma, de conquista de nossa soberania nacional e de nossa liberdade política, jurídica e econômica.
No dia 7 de setembro de 1822, a partir da simbologia do grito de independência às margens do Rio Ipiranga, o Brasil tornou-se independente de Portugal e passou a ser uma monarquia, com sua primeira Constituição outorgada em 1824, assegurando a administração do Estado por um poder hereditário e representativo.
Pela primeira vez, então, tivemos a garantia de uma unidade territorial, a divisão de um governo em poderes e o estabelecimento do direito de voto, ainda que censitário à época.
A independência do Brasil é cheia de curiosidades, como a sessão extraordinária convocada por Maria Leopoldina, o suposto grito às margens do Ipiranga e os problemas intestinais que Dom Pedro I estava sofrendo e, entre outros, o endividamento do Brasil pelo pagamento de indenização aos portugueses (sim, isso aconteceu), além das guerras de resistência que ocorreram pelo Brasil, principalmente nas regiões do Pará, Bahia, Maranhão.
Desde então, muito ocorreu… mas devemos o início de muitos avanços, inclusive a conquista de muitos direitos, a esse marco histórico que foi a independência e conquista de nossa soberania nacional, motivo de muita celebração para todos nós.
Até a próxima!
Matheus Bicca Menezes