sábado, 7 fevereiro, 2026
Ultimas noticias

Devoção à Santa Bárbara movimenta o bairro Aurora

“Ó Santa Bárbara, que és mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Fica sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida”, assim diz o começo da oração a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, artilheiros e de todos quantos trabalham com fogo, mas que abençoa o bairro Aurora, antiga comunidade de Mineração. “Todos os agricultores quando ameaçava trovoar, já pediam a proteção da Santa, tanto para as lavouras, para não terem prejuízos como a proteção em um todo”, explica o enfermeiro aposentado Antonio José Martins, de 82 anos.

Nos anos 60, quando a extração de carvão era a principal atividade econômica da cidade, a comunidade de Mineração era composta, quase em sua maioria, por trabalhadores das minas da região. “Na época tínhamos cerca de 470 mineiros trabalhando em uma única companhia”, diz seu Antoninho, como era chamado pelos mineiros que atendia. Seu Antoninho trabalhava como enfermeiro na mina. “Geralmente atendia os mineiros com escoriações, ou quando pisavam em algum prego, os casos mais graves eram enviados para o hospital”, conta.

Os mineiros, que ocupavam boa parte do município de Içara, também eram lembrados no dia da padroeira Santa Bárbara. “Uma vez era comemorado na cidade, no entanto, como o movimento das minas foi se acabando, o feriado foi retirado do calendário, permanecendo somente em Criciúma”, explica o coordenador do Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia (Caep) do bairro, Eraldo Guimarães.

Seu Antoninho lembra que há 30 anos, no Dia da Padroeira, eram realizados nove dias de festa. “Era muito diferente de hoje. Todos os dias tinham novenas temáticas, um dia era da juventude, outro dos mineiros, e as pessoas participavam mais. Hoje os mais devotos foram embora da comunidade ou então foram para outras religiões”, diz.

A devoção era tão forte na comunidade, que muitas crianças ganharam o nome de Bárbara, em homenagem a santa. “Além das crianças batizadas como Bárbara, nas festas mais antigas haviam procissões saindo de comunidades distantes que reuniam mais de 100 carros, isso que na época as pessoas quase não tinham carros”, completa.

As festas podem até ter perdido um pouco de popularidade, mas a fé na santinha permanece. “Temos uma imagem pequena, mas muito especial, fica na nossa estante próximo a foto de todos os filhos e netos, é uma proteção”, diz Nelcy, esposa de seu Antoninho.

Tradição das nove novenas

Em 2013, segundo Eraldo, a tradição das nove novenas, e consequentemente, nove dias de festa, foi retomada. “Foi muito bonito, no entanto, a participação não foi como a esperada, por isso esse ano faremos apenas quatro dias”, explica.

“Serão quatro dias de festa, todos temáticos, um dia será voltado para as famílias, outro dia teremos a benção dos mineiros e agricultores, e também dos comerciantes e autoridades”, informa o coordenador.

Os kits de churrasco para o almoço de domingo, dia 7, serão vendidos à R$ 40. “São esperadas cerca de 500 pessoas no domingo. O kit é composto por churrasco, saladas e maionese”, adianta.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA NO BAIRRO AURORA

04/12: Quinta-feira

20h: Missa pela cura e libertação.

Tema:Famílias restauradas no corpo e sangue de Jesus.

Padrinhos:Todas as famílias da comunidade.

05/12: Sexta-feira

20h: Missa de unidade com benção dos pães e oferta do dízimo.

Padrinhos:Todos os setores de pastorais e movimentos.

Após a missa, confraternização no salão de festas para todos os movimentos de pastorais e famílias dizimistas.

06/12: Sábado

19h30: Transladação da imagem de Santa Bárbara saindo da comunidade de São José Operário, bairro Liri.

20h: Missa com benção dos operários e trabalhadores rurais.

Padrinhos:Agricultores e mineiros.

Após a missa haverá jantar no salão de festas e animação com Ana Paula Musical.

07/12: Domingo

10h: Missa de festa com benção das chaves dos estabelecimentos comerciais.

Padrinhos:comerciantes e autoridades.

Após a missa haverá almoço (kit churrasco)

14h: Divulgação da rainha da Festa de Santa Bárbara 2014. Logo após animação com Ana Paula Musical.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis