Os 19 estudantes de Içara – destaques em 2013 na 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – receberam nesta quinta-feira a premiação e homenagens aos títulos conquistados. Vanderval Borges de Souza Junior, hoje estudante do 8º ano da escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, conquistou medalha de bronze. Os outros 19 estudantes das escolas municipais Angelo Zanellato, Maria Bitencourt Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri e Tranquilo Pisseti receberam Menção Honrosa pela excelente participação.
As homenagens organizadas, nesta quinta-feira, pela direção da escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, foram para os seus alunos: Vanderval Borges de Souza Junior (medalha de bronze); Matheus Ricardo Duarte (8º ano – Menção Honrosa) e Alaercio Marques Júnior (7º ano – Menção Honrosa). O ato contou com a participação do prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin e o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Antônio de Mello, além dos colegas de sala de aula, professores e pais dos premiados.
“Matemática é uma disciplina muito difícil e ganhar prêmios como este requer muito estudo, exercício, habilidade. Fico muito feliz. Em nome da cidade, o nosso contentamento. Vocês elevaram o nome do município. Parabéns aos alunos, pais, professores e direção”, disse Murialdo durante a homenagem organizada na escola. “O mundo promove muitos entretenimentos e ter esta dedicação aos estudos é merecedor de muitos elogios. Não se conquista o sucesso sem o esforço e para vocês é estudo, estudo e estudo”, emendou Sandro.
A diretora da escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Sandra Regina Marques, salientou o trabalho dos professores e a dedicação dos alunos. “É mérito dos alunos e dos professores. Estamos muito orgulhosos”, ressaltou. “De aproximadamente 4,5 mil medalhas de bronze, uma foi conquistada por nosso aluno e a outro por um estudante da escola estadual Professora Maria da Glória e Silva”, lembrou Sandra. A mãe de Vanderval fala orgulhosa do filho. “Meu filho vale ouro. É estudioso, carinhoso… só me dá orgulho! Para mim que estudei também nesta escola das nove edições da Olimpíada é a primeira vez que um aluno da instituição é premiado com medalha”, declarou a também agente comunitária de saúde do município, Simara Marcolino de Souza.
A escola Tranquillo Pissetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, que teve sete alunos classificados, foi premiada com Menção Honrosa pelo bom desempenho na 9ª edição da OBMEP. A escola teve 100% de presença dos educandos classificados. A escola Quintino Rizzieri também teve sete estudantes premiados e a escola Paulo Rizzieri mais três. Todos com Menção Honrosa. “Com certeza esta conquista foi alcançada pelo conjunto: os estudantes, pais, professores, direção. O desafio é agora continuar estudando. Vocês não representam somente o Arlete, mas Içara”, destacou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Antonio de Mello.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Colaboração: Imprensa PMI

Veículo é furtado na zona sul de Balneário Rincão
A Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de furto, nesta