Personalidades e instituições que se destacaram no município de Içara no último ano, em decorrência de práticas sustentáveis e ações voltadas à defesa do meio ambiente, serão homenageadas com o prêmio “Destaque Verde”. A entrega dos troféus será realizada nesta quarta-feira, dia 25, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Içara.
Serão homenageados 10 produtores de alimentos orgânicos e duas entidades que fomentam sistemas de produção que não utilizam agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. “O cultivo de produtos orgânicos é uma atividade sustentável, por preocupar-se com a saúde dos seres humanos, dos animais, das plantas e do solo. A entrega do prêmio é um meio de valorizar o produtor rural e fomentar o início de novas atividades que preservem o meio ambiente”, destaca o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), Ivan Réus Viana.
A Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), será uma das entidades homenageadas por fomentar a certificação do produtor orgânico. O presidente da entidade, Jairo Manoel da Silveira, explica que em 2010 Içara tinha apenas um produtor certificado e a realidade começou a mudar por meio do incentivo e do suporte oferecido pela Cooperativa. “Hoje o município conta com 10 produtores certificados e 5 em processo de certificação. Nosso trabalho é de plantar sementes, para que o produtor possa ter o selo, e com isso tenha a possibilidade de comercializar o seu produto. Nos sentimos honrados em estar entre os homenageados”.
Os homenageados serão: Adenildo João Vieira; Dalvacir Simoni Gabriel; Jeniane R.R. Candido Rabelo; Léo Dalmolin; Joair Guizzo; Marionice de Freitas Prudencio; Lindomar Darabas; Pedro Alcino Budny; Pedro Manoel Rabelo; José Laudelino da Silveira; Epagri e Coopafi.
Colaboração: Imprensa PMI