Quem sonhou em ter um televisor LED, mas não comprou o item durante a Copa, será recompensado. Depois da derrota do Brasil, lojas de eletrodomésticos online chegam a oferecer 53% de desconto no produto. Um levantamento feito pelo Buscapé, site de comparação de preços, constatou que houve redução de até 21% em alguns dos modelos mais populares de 1o de junho a 8 de julho. Nas lojas físicas, os descontos também prometem ser animadores.
Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, afirma que o meio digital permite que as empresas criem promoções com mais agilidade para queimar o estoque. Como a expectativa de vendas de televisores para o período não se concretizou, Guasti acredita que os preços devem ter uma queda ainda maior e devem chegar também às lojas físicas.
A Americanas, por exemplo, começa hoje uma promoção de TVs em suas lojas que segue até a próxima terça-feira, com descontos de até 17%. A Berlanda, com 200 lojas espalhadas em Santa Catarina, uma delas em Içara, promete uma liquidação de vários itens depois da Copa, mas adianta que as TVs não serão o foco.
“Vendemos muitos aparelhos. Nos últimos 60 dias, tivemos um aumento de 40% nas vendas deste produto em relação a 2013”, diz o diretor de marketing e vendas da Berlanda, Alaor Pegoraro, que prefere não revelar a data que as promoções se iniciam.
A Colombo afirma que em abril as vendas de televisores cresceram 20% em relação ao mesmo mês de 2013. Em maio e junho, esse aumento atingiu 50%.
Vendas parceladas nas lojas físicas
A Casas Bahia prometeu vender uma segunda TV de 50 polegadas por apenas R$ 1 para o cliente que tivesse comprado um televisor Samsung de 60 polegadas se o país ganhasse o Mundial. Depois da derrota, as campanhas de TV da loja anunciam o parcelamento em 10 vezes sem juros para uma lista de produtos anunciados no dia. A rede informou que a promoção não se deve à desclassificação e que não há previsão de uma liquidação total para depois da Copa.
O Magazine Luiza afirma que não há liquidação por causa da saída antecipada do Brasil da disputa pela taça. As promoções que estão sendo feitas atualmente não têm, segundo a empresa, relação com o evento.
Apesar de as redes varejistas não revelarem o nível de estoques de TVs, alguns indicadores da indústria e do comércio mostram que houve descompasso entre a produção e as vendas. Dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus mostram que, entre janeiro e abril, foram produzidos 5,6 milhões televisores de LED. Essa quantidade é 65,1% maior em relação à fabricada no mesmo período do ano passado. De acordo com a indústria, as vendas para o consumidor aumentaram entre 30% e 40% nos últimos meses.
Colaboração: Karine Wenzel/Agência RBS

Motociclista morre em acidente na SC-445
Um motociclista de 22 anos perdeu a vida, na noite