Cerca de 90 acadêmicos defenderão as cores da Universidade em 12 modalidades
A Unesc será representada por aproximadamente 90 acadêmicos na 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que ocorrem até domingo (23/07) na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba. Neste ano, haverá a participação de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) e o envolvimento de aproximadamente 1,4 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem e organizadores. A Unesc estará na disputa em 12 modalidades nos naipes masculino, feminino e paradesportivo masculino.
Antes de partirem para a viagem, os atletas receberam palavras de incentivo da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes; do pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin; do coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio; e do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) Neto Uggioni.
A pró-reitora expressou seus cumprimentos a todos por terem aceito o desafio de representar a Unesc nesse momento, ressaltando ainda a mobilização de uma equipe para tornar possível ações como essa.
Nesta edição, a delegação conta com 126 atletas, somando-se aos outros que participaram de semanas anteriores. “Todos vocês carregam em suas camisas a marca da Unesc, juntamente com outras três entidades: a FME, o Criciúma Esporte Clube e o Mampituba. Saibam competir e aproveitar ao máximo esse momento”, comentou.
“Acredito que, quando plantamos boas sementes, colheremos bons frutos. Desejamos uma viagem segura e agradável, que possam desfrutar da boa amizade e voltar com grandes medalhas e experiências valiosas”, enfatizou Gisele.
O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, mostrou seu entusiasmo pelo esporte ao participar do momento. Ele destacou a importância de ter parceiros e pessoas comprometidas na luta. “Quando temos colaboradores dedicados, temos a certeza de que vocês darão o seu melhor nesta competição, que é uma oportunidade de união. Aproveitem ao máximo essa convivência. O esporte exige lealdade e determinação. Estaremos sempre ao lado do esporte como parceiros”, afirmou.
“Historicamente sempre temos participação no JUCS em algumas modalidades e nunca tivemos uma representação tão grande da nossa Universidade nesses jogos. Poder levar toda essa delegação é uma grande conquista para nós”, disse Joni, que estará na quinta-feira (20/07) em Joaçaba. “Estamos com o envolvimento de vários professores. Movimenta o curso e a Universidade”, mencionou o coordenador do curso.
Disputa
Nas competições femininas, as acadêmicas estarão defendendo a Universidade nas modalidades de Basquetebol, Basquetebol 3×3, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol de quadra e de areia e Xadrez. Já os rapazes disputarão o Handebol, Judô, Voleibol e o Tênis de mesa Paradesportivo. A delegação também vai participar da cerimônia de abertura nesta quarta-feira (19/07), no Auditório Afonso Dresch, às 19h.
A acadêmica da 3ª fase do curso de Educação Física, Maria Eduarda Westrupo Apolinário, está ansiosa e cheia de expectativas ao participar pela primeira vez dos jogos. “Estou muito empolgada com essa experiência e animada para os jogos. Nós treinamos arduamente e temos confiança de que será um campeonato incrível”, disse ela, que disputará na modalidade de Vôlei de areia.
O acadêmico da 3ª fase do curso de Educação Física, Vitor Vitorio também está entusiasmado em fazer parte da comissão e compartilha suas expectativas. “Estamos determinados a representar nossa Instituição de forma exemplar”, afirmou.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Neto Uggioni, também esteve presente na partida dos atletas rumo ao Oeste, no início da tarde, e desejou uma boa disputa. “Duas peças fundamentais da cidade que não podemos estar longe: a Unesc e o Criciúma Esporte Clube. Estamos felizes em estarmos juntos nesta representação. Tenho certeza que as equipes estão muito bem preparadas”, comentou.
O evento esportivo é uma realização da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Joaçaba.
Futebol
No início do mês, também em Joaçaba, a Unesc foi vice-campeã no Futebol feminino, perdendo o título para a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), no saldo de gols, com um gol a menos. Já o time masculino conquistou a medalha de bronze ao ficar em terceiro lugar na classificação geral da modalidade.
Colaboração: Agecom