Defesa Civil de Içara previne possíveis emergências

A Defesa Civil de Içara segue em regime de atenção à previsão de um volume significativo de chuvas nos próximos dias, na região, em decorrência da formação de um ciclone extratropical. Medidas já foram tomadas caso haja desabrigados e desalojados. A intenção é que, em caso de ocorrência climática, possam ser dadas repostas imediatas aos içarenses.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Seloney Carvalho, lonas já foram adquiridas; a equipe também já visitou áreas de riscos e prestou orientações as famílias a saírem de suas residências caso o volume de chuva aumente. O grupo de jipeiros de Içara também disponibilizou dez veículos para situações de resgate. Centros comunitários foram visitados e mapeados.

Ainda com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, foram realizados durante a semana trabalhos de limpeza de boca de lobo. “Colocamos ainda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social em alerta; entramos em contato com os bombeiros e a igreja católica. Pedimos e recebemos em doação lonas das lojas de material de construção”, lembra Carvalho.

No dia 14 de fevereiro a enxurrada registrada em Içara provocou estragos nas vias, escolas, unidade de saúde; destruiu bueiros e comprometeu pontes. O número chegou a 40 desabrigados e 150 desalojados.

Previsão meteorológica – Conforme a Secretaria de Estado da Defesa Civil, a formação de um ciclone extratropical na sexta-feira, dia 27 terá capacidade de influenciar o tempo, no Estado. De acordo com a previsão elaborada pela Epagri/Ciram, o Litoral Sul poderá registrar instabilidade severa nos próximos dias. Os acumulados de chuva previstos podem ocorrer pontuais próximos dos 300 milímetros ou mais entre esta quarta-feira e sábado (28), superando o esperado no mês inteiro.

O cenário mais preocupante está previsto entre quinta-feira, dia 26, e sábado dia 28. As regiões com volumes mais significativos de chuva são as que fazem divisa com o Rio Grande do Sul que deve ficar entre 10 mm e 20 mm. A previsão prevê ainda descargas elétricas para as regiões.

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis