Ao contrário de Içara, o primeiro prefeito de Balneário Rincão não conseguiu renovar o mandato nas urnas. Derrotado nas eleições de outubro por Jairo Custódio, que assumirá o cargo em 1º de janeiro, Décio Góes despede-se da função que ocupou por três anos e nove meses fazendo um balanço positivo de sua gestão. Segundo o petista, a Administração concentrou-se em estruturar o município, após a emancipação.
“Nossa gestão lutou, incansável e cotidianamente, pela estruturação administrativa e políticas públicas nas áreas da assistência social, educação, saúde, cultura, esporte e turismo, agricultura, pesca e meio ambiente, buscando qualificar o nosso ambiente de vida e criar uma sociedade de oportunidades para todos com planejamento, captação de recursos e obras”, afirma.
Na área de planejamento, ele cita a elaboração do Projeto Orla, em análise na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e do Plano Municipal de Saneamento e Resíduos Sólidos. “Infelizmente, não conseguimos concluir o Plano Diretor”, lamenta.
Entre as principais obras de seu governo, Décio Góes elenca as pavimentações, sobretudo, a revitalização da avenida Leoberto Leal. “A Leoberto Leal transformou-se no cartão de entrada do novo município. Faz parte do Corredor de Ligação Norte-Sul, que pretende concentrar os fluxos e consolidar um eixo comercial desde a rótula da SC-445 até o Acesso Sul”, frisa.
Serviços públicos
Após a emancipação, coube à Administração instituir os serviços públicos, que até então eram prestados pelo município-mãe, como a assistência social e a habitação. “Implantamos o Conselho Tutelar, o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e concluímos o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Acompanhamos a construção e implantação do Condomínio Deobaldo Pacheco, com 100 casas, através do programa Minha Casa Minha Vida. Implantamos o programa Lar Legal, visando à regularização dos terrenos não escriturados”, enumera Góes.
Educação e saúde
De acordo com ele, na educação, o atendimento passou de 400 para mais de 3,5 mil alunos, considerando desde a educação infantil, ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, ensino de jovens e adultos, cursos profissionalizantes, Escola de Férias e Escola Integradora, com a oferta de aproximadamente 30 oficinas com atividades esportivas e culturais.
“Concluímos e ampliamos a escola Arroio Rincão, onde implantamos a sala digital. Construímos também a escola da Barra Velha, ampliamos a creche de Pedreiras, reimplantamos a creche na Urussanga Velha e está em construção a escola do Rincão Sul. Reformamos as demais dez escolas e creches”, lista.
Na área de saúde, o município atualmente conta com cinco unidades. Na Policlínica Central, atuam sete especialistas. “Também disponibilizamos remédios de alto custo, exames e a Saúde do Trabalhador, com médico em horário estendido até as 21 horas. A prevenção ganhou prioridade. Estabelecemos convênios com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Bombeiros, Hospital São Donato, entre outros, para ampliar as possibilidades de atendimento a nossa população”, declara Góes.
Especial Jornal Gazeta