Olá, hoje falarei um pouco sobre Pancreatite Biliar.
➡ Pancreatite é uma das doenças abdominais de comum atendimento no pronto socorro dos hospitais. É uma inflamação do pâncreas, órgão situado na parte média e levemente acima do umbigo, próximo ao fígado, vesícula biliar e estômago. Normalmente o paciente encontra-se com intensa dor abdominal associado a vômitos que não param.
➡ A principal causa de pancreatite ainda é a biliar, ou seja, algum cálculo, pedra, desce da vesícula biliar até o canal principal da árvore biliar e tranca na mesma saída do ducto do pâncreas, como na foto.
⚠ Estou com pancreatite!
Então a internação se torna necessária, devendo tratar conservadoramente no início com jejum, analgésicos e hidratação. Se tudo ocorrer bem, o paciente deve realizar uma cirurgia curativa para que isso não volte a ocorrer, que seria a colecistectomia (retirada da vesícula biliar).
✅ Esse é um dos motivos de pacientes terem diagnosticado pedra na vesícula biliar e mesmo sem dor, terem indicação de sua retirada, pois cálculos pequenos, os micro-cálculos, podem descer e levar a essa doença.
⚫ A pior hipótese dessa inflamação é a pancreatite necro-hemorrágica, onde a inflamação se tornou tão intensa que já há gangrena do pâncreas. Infelizmente nessa etapa, a mortalidade é próxima de 90%.
Tire suas dúvidas!