Não tem como escapar do verão que deu sua verdadeira ‘cara’ neste início de semana em Santa Catarina, a não ser na água ou no ar-condicionado. A mesorregião Sul catarinense está entre as duas mais quentes, pelo menos é o que apontam os termômetros de hoje e os que assinalaram os deste domingo (7). A sensação térmica em Criciúma perto das 11h, destasegunda-feira, chegou à incrível marca 52ºC.
A informação foi confirmada pelos meteorologistas da Climaterra, Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer. E esta sensação de abafamento deve se agravar ainda mais perto das 14h, quando deverá chegar ao pico de 55ºC. A indicação médica é de ingerir muita água e evitar o sol. Se for à praia, ir depois das 16h ou antes das 10h. O calorão deve continuar ao longo da semana, pelo menos até quarta (10), quando um frente fria deve trazer chuva à região.
Os municípios mais quentes nos próximos dias serão Criciúma, Urussanga, Siderópolis, Tubarão e São Ludgero, com temperaturas acima dos 38ºC e sensação perto ou acima dos 50ºC. Muitos climatologistas alertam e apontam que esses extremos atuais (frio congelante no hemisfério Norte e calor insuportável no hemisfério Sul) são resultados do desmatamento mundial e da industrialização nos grandes centros, além da poluição de grandes bacias hidrográficas e oceanos. Ou seja, tudo relacionado às ações humanas.
Fonte: https://sulsc.com