O Criciúma é o time catarinense com a maior média de público dos campeonatos mundiais. Em pesquisa elaborada pela Pluri Consultoria, foi divulgado que o time de Paulo Baier e companhia leva em média 11.548 torcedores para o Heriberto Hülse. O caldeirão tricolor teve uma ocupação média de 60% nos campeonatos da temporada 2012-2013.
Em comparação aos times brasileiros, o Tigre corresponde a 19ª maior média de público. À frente da lista estão o Cruzeiro com 28.911 torcedores, Santa Cruz com 26.578 e Corinthians com 24.441.
Europeus dominam
lista Como era de se imaginar, o futebol europeu domina a lista dos Cem times com maior média de público. 78 desses 100 clubes são baseados na Europa. E entre eles, o destaque fica para os alemães. O país que venceu a última Copa do Mundo tem seis dos maiores números de ocupação de seus estádios além do time que encabeça a lista, o Borussia Dortmund.
Um dos motivos para isso, afirma o estudo, é o tamanho dos estádios de alguns desses clubes. Enquanto o Heriberto Hülse tem uma capacidade máxima que beira os 20 mil torcedores, o Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund, comporta 80 mil fanáticos pelo time amarelo e preto. Mas é a qualidade em campo que faz o time alemão ter 100% de ocupação durante a Bundesliga, a competição nacional.
A lista das maiores médias de público continua com o Manchester United com 75.207 torcedores, Barcelona com 72.116, seguido pelo grande rival Real Madrid com 71.558 e o Bayer de Munique com 71.000 – e também com 100% de ocupação de seu estádio.
O primeiro clube não europeu da lista é o argentino River Plate, 14º colocado com média de 49,4 mil torcedores por jogo.
Colaboração: Agência RBS/Foto: Caio Marcelo

Homem invade residência, agride casal e acaba morto a tiros
Uma ocorrência de Violação de Domicílio, Vias de Fato, Lesão