Serviço visa orientar e informar a população sobre a Covid-19 e funcionará 24 horas
O atendimento do TeleCovid de Criciúma, que era prestado por meio do telefone (48) 3444-7162, migrará a partir desta sexta-feira (11), para a discagem 156. Lançado por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço visa orientar e informar a população sobre a Covid-19 e funcionará 24 horas. A inciativa opera em conjunto com o canal da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), através do SOS Unesc Covid-19, que atende pelo WhatsApp (48) 9-9183-8663, das 8 às 20 horas.
Informações como formas de contaminação do vírus, medidas de isolamento e restrições, recomendações para prevenção e tratamento e horário e local para atendimento são alguns exemplos do que vai ser concedido no serviço. A Secretaria de Saúde disponibiliza uma equipe multiprofissional qualificada, evitando assim o deslocamento dos pacientes e contribuindo para a diminuição do contágio. Boletins diários também serão repassados para contabilizar a quantidade e tipificação dos atendimentos, gerando dados epidemiológicos.
Além disso, no site principal da Prefeitura, será implantada uma espécie de robô, que direciona a pessoa para um canal de atendimento do mesmo serviço. Um ícone de bate-papo localizado no canto inferior direito da tela, estará à disposição das pessoas que quiserem tirar dúvidas sobe a doença sem precisar efetuar a ligação.
O número 156 faz parte da Ouvidoria Geral da Prefeitura e foi adotado para o serviço como uma forma de facilitar o contato da população. Para que isso fosse possível, a equipe da Tecnologia da Informação (TI) instalou um equipamento chamado Unidade de Resposta Audível (URA). “Esse mecanismo é um sistema de telefonia automatizado que da opção para a pessoa escolher o atendimento que precisa, discando um número específico. Desta forma, o cidadão será direcionado exclusivamente para o Covid-19”, destacou o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Tiago Pavan.
Colaboração: Letícia Ortolan/Decom Criciúma