sexta-feira, 28 novembro, 2025
Ultimas noticias

Criciúma: crime ambiental contra a fauna tem duas ocorrências em menos de 24 horas

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de crime ambiental envolvendo manutenção irregular de pássaros silvestres em Criciúma, registradas nesta quinta-feira, dia 27.

No primeiro caso, equipes da PM, Prefeitura, Vigilância Sanitária e setor de Meio Ambiente realizaram uma fiscalização na Rua Pica-Pau, no bairro Cristo Redentor. No local, foram encontrados dez pássaros silvestres mantidos em gaiolas sem autorização legal. Entre as espécies apreendidas estavam dois tico-tico-rei, três tico-tico, dois azulões, um coleiro e um currupião.

Os animais foram recolhidos e entregues aos cuidados de um funcionário da Fundação Ambiental de Criciúma. Um homem de 60 anos assumiu a posse dos pássaros. Diante da irregularidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado por crime ambiental.

No segundo caso, durante fiscalização em estabelecimentos de sucata na Avenida Progresso, bairro Progresso, a guarnição encontrou aves em gaiolas sem anilhas de identificação, o que caracteriza infração ambiental.

O responsável pelo estabelecimento, um homem de 54 anos, afirmou que mantinha os animais como estimação, mas não possuía autorização legal. As aves foram apreendidas e encaminhadas ao órgão ambiental, novamente ficando sob cuidados de um funcionário da FANCRI. Também neste caso foi lavrado Termo Circunstanciado.

As duas ocorrências reforçam a importância da fiscalização ambiental e da regularização obrigatória no manejo de animais silvestres.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis