Para muitas crianças, brincar de fazer comidinha é uma atividade divertida e imaginativa. Mas, para o pequeno Hugo Teodoro Fagundes, de apenas cinco anos, essa paixão vai além da brincadeira: ele sonha em se tornar cozinheiro. Recentemente, o menino apresentou um quadro de pneumonia e precisou passar por um período de internação no Hospital Unimed de Criciúma. Desde o momento em que chegou à unidade hospitalar, o desejo de conhecer as cozinheiras que preparam suas refeições se tornou um pedido constante.
Com seu aniversário se aproximando, a equipe do hospital decidiu transformar esse sonho em realidade. Em um gesto de carinho, as cozinheiras deixaram a cozinha para visitar o pequeno, trazendo alegria e sorrisos ao seu quarto. “Eu adorei! Foi muito legal”, disse Hugo, radiante com a surpresa.
Para o dia ficar ainda mais incrível, as profissionais prepararam um bolo especial. Como o menino possui algumas restrições alimentares, elas fizeram uma torta sem os ingredientes que Hugo não pode comer. Mas isso não impediu que fizessem uma decoração linda e saborosa. A equipe do setor de Hotelaria preparou a decoração do aniversário com o tema de carros, que é outro brinquedo que ele gosta muito.
“Esse é o Jeito de Cuidar Unimed. Nossos pacientes recebem toda a atenção e carinho dos nossos profissionais, que exercem um excelente trabalho. Sabemos que ninguém quer estar hospitalizado, mas cuidamos para que a passagem por aqui seja, de certa forma, mais tranquila”, enaltece o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Quando a equipe abriu a porta do quarto e entrou cantando e aplaudindo, o menino ficou encantado. Hugo se sentiu tão à vontade no hospital que, ao ser questionado sobre onde estava, a resposta veio na ponta da língua: “Estou no Hotel Unimed. É que esse hospital parece um hotel de tão legal”, afirmou o menino, arrancando sorrisos de quem estava perto.
Mas a mãe do pequeno, Raquel Piucco Teodoro, de 36 anos, estava aflita, pois havia programado uma festa de aniversário para Hugo. Com a internação, a comemoração teria que acontecer no quarto do hospital. Sua aflição era carregada de preocupação, pois não sabia como seria essa data para o menino.
“Foi muito legal essa visita das cozinheiras, demais. Se a cabecinha dele, nessa idade, já leva a memória para a vida, ele vai levar esse momento para sempre. Marcou os cinco anos dele. As ações que os profissionais realizam aqui nos fazem respirar. Fazem a gente revigorar, porque estamos aqui dentro cheias de medo. A gente vem para cá aflita, e esse tipo de ação ajuda a criança a sair dessa zona do medo e do desconforto”, agradece a mãe, emocionada.
No Grupo Unimed Criciúma, vidas cuidam de vidas. O carinho e a dedicação da equipe da instituição mostram que, mesmo em momentos difíceis, o acolhimento e a atenção fazem toda a diferença na recuperação de uma criança. Valorizamos a vida como o bem mais precioso.