Após anos de espera por essa demanda, nesta sexta-feira, 19, foi realizada a inauguração do Posto Avançado Subtenente BM Célio Pereira, na intendência do Rio Maina, em Criciúma. A obra possui cerca de 500 m² e foi custeada em mais de R$ 540 mil, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Criciúma, do deputado estadual, Rodrigo Minotto e da deputada federal, Geovania de Sá. O objetivo principal é ampliar o atendimento e garantir mais agilidade nas ocorrências da região.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua em diversas áreas para atender a população, e o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), em Criciúma, é responsável pela circunscrição de 25 municípios da Região Carbonífera e do Extremo Sul Catarinense, somando mais de 600 mil pessoas. Em Criciúma, a população gira em torno de 220 mil habitantes, e a localidade denominada Grande Rio Maina possui, aproximadamente, 60 mil moradores.
Diante da necessidade de mais um ponto do Corpo de Bombeiros Militar, foi realizado um estudo que dividiu a cidade de Criciúma em quatro macrorregiões. Ao analisar as ocorrências registradas ao longo de cinco anos nessas quatro macrorregiões, verificou-se que a região central foi responsável pelo maior número de atendimentos, seguida pelo Rio Maina/Santa Luzia, com 6.632 ocorrências.
Considerando as demais regiões e a localização dos outros quartéis, identificou-se a necessidade da instalação de um Posto Avançado na região da Grande Rio Maina, com o objetivo de reduzir o tempo-resposta e garantir melhor qualidade no serviço prestado.
Um Posto Avançado do CBMSC é uma unidade menor, estratégica e mais próxima da comunidade, funcionando como uma extensão do quartel principal, porém com estrutura enxuta, focada no atendimento rápido às ocorrências, na prevenção e no apoio local — muitas vezes em bairros ou regiões mais afastadas —, otimizando o tempo-resposta e ampliando a capilaridade do serviço de bombeiros.
Assim, buscou-se identificar, por meio da incidência de ocorrências na região, qual seria o local mais estratégico para a instalação do Posto Avançado, sendo definido o bairro Rio Maina. Para isso, foi firmada uma parceria com a Prefeitura para a instalação do Posto Avançado na Superintendência
Estima-se, por meio de cálculos realizados com aplicativos, que o tempo-resposta na área de abrangência definida para o Posto Avançado, na localidade sugerida, terá uma redução de até seis minutos nos pontos mais extremos e superior a dez minutos nos pontos centrais. “Com a instalação do Posto Avançado na localidade proposta, a abrangência das cidades de Siderópolis e Nova Veneza passa a ser atribuída a esta unidade, evitando que a equipe da sede do BBM desguarneça a cidade de Criciúma para atender aos municípios citados”, ressalta o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
O nome escolhido para o posto foi o do subtenente Célio Pereira, morador da região e bombeiro militar por mais de 35 anos. “Ele era um grande entusiasta dessa obra, não só por ser morador da região, mas por saber da necessidade de uma extensão do nosso quartel no local. Essa foi a maneira que encontramos de fazer uma singela homenagem e concretizar um feito que ele desejava”, comenta o comandante Henrique. A esposa e os filhos do subtenente prestigiaram a inauguração e receberam uma lembrança da instituição.
As melhorias no Posto Avançado fazem parte de um conjunto de investimentos estruturais divididos em duas etapas. No primeiro semestre deste ano, foi concluída a reforma, que incluiu a modernização das instalações elétricas, ajustes na cobertura, revisão de esquadrias, instalação de divisórias e adequações no espaço, totalizando 296,65 m² de área reformada. A segunda etapa corresponde à garagem para as viaturas, uma edificação isolada no prédio da sede, com ampliação de 203,25 m².
As viaturas a serem empregadas no Posto Avançado são um Auto Tanque Bomba Resgate (ABTR), um Auto Socorro de Urgência (ASU) e uma Auto Resgate (AR). O serviço funcionará 24 horas por dia, com três bombeiros por turno.

Fotos: assessora de imprensa do 4° BBM



















