Ao longo desta semana, pelo menos 300 residências devem ser visitadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Içara, para que os moradores recebam orientações de segurança. A operação ostensiva faz parte do projeto Alerta Vermelho, que começa nesta terça-feira, dia 03, e deve seguir até sexta-feira, dia 06, com o objetivo de vistoriar possíveis situações que possam ser modificadas e prevenir ocorrências.
“O nosso número mínimo, aquele que temos que atingir durante a semana, é de 300 casas. Mas acredito que ao longo desses dias a gente consiga muito mais do que isso. A nossa equipe está a postos para fazer o melhor trabalho possível nas questões de orientação, porque acreditamos que as pessoas, sabendo de situações que possam melhorar, a segurança nas residências amplia de forma bem abrangente”, explica o comandante de pelotão de Içara, tenente Arthur da Silveira Júnior.
De acordo com o militar, as visitas devem ocorrer em diversos bairros da cidade. “A nossa prioridade será naquelas regiões onde há um índice maior de casos. Pelas estatísticas, sabemos onde há mais ocorrências. Nessas áreas vamos pegar mais firmes, mas a ideia é atingir o maior número de bairros, desde aqueles mais centralizados, até aqueles que são mais afastados”, aponta.
Silveira enfatiza que uma das prioridades é verificar a instalação do gás de cozinha, uma das grandes preocupações do Corpo de Bombeiros. Isso ocorre porque muitas pessoas não têm o cuidado básico, e uma falha pode causar grandes danos à residência, além de colocar a vida dos moradores em risco. “Vamos ver por exemplo a questão da mangueira do GLP (gás liquefeito de petróleo), se ela não está vencida. Vamos relatar informações sobre qual a forma correta de se usar o gás e de realizar a troca. Mas também vamos passar orientações de outras situações, como por exemplo formas de prevenir acidentes domésticos”, relata o militar.
Especial Jornal Gazeta