Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, a Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal) iniciou o Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses, com a participação de 22 jovens inscritos. Eles se reuniram na sede administrativa da cooperativa na última semana para o primeiro encontro. As atividades serão realizadas semanalmente, até novembro.
O primeiro encontro foi conduzido pela palestrante Marijane Borati Frassom, que abordou o tema Educação Cooperativista. Ela destacou a importância dos princípios cooperativistas e como eles podem ser aplicados no dia a dia dos jovens, não apenas no contexto profissional, mas também em suas relações pessoais e comunitárias.
Os estudantes foram incentivados a refletir sobre o valor da colaboração, da responsabilidade social e do empreendedorismo coletivo, através dos princípios cooperativistas. Marijane trouxe exemplos práticos e histórias inspiradoras como forma de motivar os jovens a se engajarem ativamente no programa. “Fiquei impressionada com as abordagens práticas através das dinâmicas que focaram no nosso desenvolvimento de habilidades e liderança de cooperação, pensando sempre no coletivo”, comentou a estudante Vitória Carara Rebelo.
O participante, Pablo Augusto Rocha, também demonstrou entusiasmo. “Participar deste programa é uma grande oportunidade. A primeira aula foi muito interessante, com várias atividades diferentes sobre trabalho em equipe e cooperação, estou ansioso para aprender ainda mais”, disse ele.
Além da formação gratuita, os participantes receberam camisetas e mochilas personalizadas do curso.
O presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, esteve presente durante a abertura do encontro e destacou a relevância do programa para o desenvolvimento da nova geração. “Estamos extremamente felizes em dar início a este novo programa. Acreditamos que o conhecimento adquirido será um diferencial para esses jovens, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro e contribuindo para o crescimento pessoal e o futuro profissional deles”, afirmou.
O Programa Jovens Cooperativistas abordará diversos temas, incluindo, além da Educação Cooperativista, Liderança Juvenil, Protagonismo Juvenil, Saúde Mental, Eletrônica e Automação, entre outros. Com o uso de um laboratório móvel para atividades práticas, os jovens terão a oportunidade de aplicar o que aprendem e desenvolver habilidades essenciais para seu futuro. “O sucesso do primeiro encontro sinaliza o impacto positivo que o programa promete ter na vida dos jovens, fomentando uma nova geração de líderes cooperativistas preparados para fazer a diferença na comunidade”, enfatizou o presidente.