A Secretaria de Saúde de Içara decidiu modificar a forma de agendamento de consultas médicas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. A partir da próxima segunda-feira, dia 5, o agendamento será para no máximo sete dias.
De acordo com a secretária da pasta, Lucimara Nunes Ferreira, a nova resolução funcionará em período de teste por 60 dias, objetivando trazer mais comodidade e tranquilidade à população. “Todos os dias da semana, a partir das 7h, os cidadãos poderão realizar o agendamento para a semana seguinte. Por exemplo, ele pode agendar numa segunda-feira para ser atendido na segunda-feira seguinte e assim continuamente”, explica.
“Lembrando que a demanda espontânea será respeitada, desde que passe pela avaliação do enfermeiro responsável. Abrindo agenda todos os dias, acreditamos que o fluxo de pessoas diminuirá. Pedimos a todos que cheguem na unidade apenas no horário que abre, as sete da manhã”, ressalta a secretária.
Segundo ela, a colaboração dos funcionários e pacientes será essencial para que está proposta tenha êxito. “Orientamos para que os pacientes cheguem sempre às 7h e que conversem com o enfermeiro para avaliar o caso. Caso não haja mais vagas para o dia em que a pessoa deseja, ela deverá voltar no dia seguinte, para evitar este transtorno, os pacientes podem ligar antes para as Unidades para pedir orientação”, lembra.
Colaboração: Imprensa PMI
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI