Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência usa tribuna do Legislativo

Foto: Divulgação

A presidente do CMDPD, Mirian Guglielmi Balod, solicitou aos vereadores na questão da acessibilidade do município um olhar mais atencioso

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Içara (CMDPD) usou o espaço no horário político para divulgar suas ações realizadas junto à comunidade e sobre a legislação que trata da Lei 4.705/2022 com relação à Semana Municipal de Conscientização ao Autismo. A presidente do CMDPD, Mirian Guglielmi Balod, solicitou aos vereadores na questão da acessibilidade do município um olhar mais atencioso.

“Quando houver um projeto que envolva a mobilidade urbana é preciso pensar sempre na acessibilidade das pessoas com deficiência. O Conselho pode ajudar na análise ou desenvolvimentos das matérias”, sugeriu Balod. As calçadas sem acessibilidade para os cadeirantes e deficientes físicos foram lembradas pela presidente.

“A adaptação das calçadas também é uma luta do CMDPD, para as pessoas com deficiência circularem com segurança pela cidade”. Um material informativo sobre o CMDPD está sendo confeccionado para ser distribuída a população. Na sequência, a professora Andreia Berto falou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Destacou a importância de aplicar politicas públicas para melhorar a vida dessas pessoas.

“No transtorno do espectro autista elas precisam de qualidade de vida, precisam de tratamento, podemos revolucionar o futuro de uma criança oferecendo tratamento precoce”, frisou Berto. Ela acrescentou sobre a atenção necessária para o tema.

“Nós representantes possamos olhar com carinho, com acolhimento e pensar no futuro. Promover programas de inclusão que tragam benefícios e leis que possam ser aplicadas e sair do papel”. O presidente da Câmara Municipal de Içara Max Luiz (PL) ressaltou que o Legislativo está aberto para as demandas do CMDPD e aos pais dos autistas. “As demandas podem ser enviadas para essa Casa, que vamos trabalhar para suas soluções. Estamos aqui também para fiscalizar sobre a aplicação das leis municipais referentes aos assuntos abordados nesta sessão”.

Criado pela lei municipal 4189 de 5 de Julho de 2018, o CMDPD é o órgão de participação direta da sociedade civil na Administração Pública Municipal, com caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador da política municipal de atendimento dos direitos das pessoas com deficiência, em consonância com a legislação federal e municipal vigente.

Colaboração: Câmara de Vereadores de Içara

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis