sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Concurso de redação premia vencedores em Esperança

Os autores das melhores redações participantes do concurso idealizado pela Secretaria de Educação de Içara, por meio da Casa do Professor Ilda Colle, foram premiados nesta quarta-feira, dia 18, em um ato realizado na comunidade de Esperança. O local que inspirou o trabalho da primeira colocada recebeu uma placa com a redação vencedora.

O trabalho feito em parceria com a Fundação Cultural e  o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), teve como tema: Tesouros Escondidos. A proposta, que está na quarta edição, está inserida no projeto Literatura na Escola. “A temática foi escolhida devido a busca por novas potencialidades turísticas na cidade, fazendo com que o aluno observasse sua comunidade como local de visita turística”, explica uma das coordenadoras da Casa do Professor, Célia Casagrande Cechela.

A vencedora do concurso, Luana Miguel Luguetti, da Escola Quintino Rizzieri, destacou em seu texto uma grande árvore, descrita assim: “Ela é muito linda, mesmo sem dar flores nem frutos. Subindo na árvore da para ver a cidade inteira… A árvore parece que tem bolas nas folhas de tanto João de Barro. A noite ela dá muito medo, tem umas barbas-de-velho nos galhos que parecem fantasmas…”. A aluna foi acompanhada pela professora Joice Andreia Cipriano.

“Lembrei do tamanho da árvore, que assim como eu também já foi pequena. Passei na rua onde ela está plantada e percebi como cresceu, lembrei da minha infância e tive a certeza de que este é o meu tesouro escondido”, destaca a estudante. “Moramos há 15 anos nesta região e foi aqui que Luana nasceu. A redação dela ficou linda e estamos orgulhosos”, emenda o pai a jovem, Eugenio Luguetti.

Na segunda colocação ficou Maria Eduarda Frassom Brunel, da Escola Professora Maria Barcelos Puziski, que falou sobre as belezas das orquídeas e do orquidário Budny. E em terceiro, Julia Quirino Réus, da Escola São Rafael, que revelou a região de Terceira Linha, suas árvores frutíferas e as pessoas amigáveis. As estudantes do quinto ano do ensino fundamental receberam medalhas, o livro “Doca e o Mar, da escritora içarense, Iede Cardoso dos Santos – também parceira do projeto – entre outros prêmios.

“Incentivar projetos de leitura e escrita é a nossa obrigação, pois com isso novas portas se abrem, novos talentos são descobertos e novos tesouros são revelados. Agradeço a todos os envolvidos, especialmente aos diretores e professores que abraçaram a idéia e fizeram da proposta uma ação de sucesso”, assinala a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos. “As parcerias e apoios fortalecem as atividades e ações realizadas. Hoje premiamos a melhor e mais criativa narrativa, vislumbrando sob seu olhar o potencial turístico de nosso município. Que isso seja mais uma sementinha plantada gerando bons frutos”, completa o presidente da Fundação Cultural, Daniel Loch.

O lançamento do concurso aconteceu dia 28 de setembro. Participaram aproximadamente 300 estudantes dos quintos anos, das escolas municipais. 

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis