quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Como se proteger dos temporais?

Com as temperaturas elevadas, típicas do verão, aumenta também o risco de tempestades. Segundo a Epagri/Ciram, pancadas de chuva isolada com raios, nos períodos da tarde e noite, assim como a possibilidade de temporais localizados, com ventania acima de 60 quilômetros por hora, pontuais de chuva forte em curto espaço de tempo (totais horários de 30 a 50 milímetros por hora) e queda de granizo ainda podem ocorrer nesta quinta e sexta-feira em todo o Estado.

Essas condições devem-se ao deslocamento de uma frente fria no litoral Sul do Brasil. Mas você o que fazer para se proteger dessas viradas bruscas no tempo?

A Defesa Civil orienta a buscar um local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a pessoa deve se agachar com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

“Se nós estivermos em uma praia, e o local com abrigo ficar longe, temos que deitar na areia para nos proteger dos raios. Porque o raio atinge o ponto mais alto, e nesse caso o ponto mais alto é a gente”, lembra o coordenador da Defesa Civil em Içara, Nestor Brunel.

“Se você estiver em casa, e ela não for de alvenaria, o local mais protegido é o banheiro, porque os banheiros são de laje”, acrescenta. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Não se deve usar o telefone e o recomendado é ficar longe das janelas durante uma tempestade.

Em caso de problemas, a população pode pedir ajudar à Defesa Civil, que em Içara atende pelos telefones (48) 99614-6069 e (48) 98414-1509, ou recorrer ao Corpo de Bombeiros através do número emergencial 193.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis