O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga promove, neste mês de agosto, uma capacitação sobre o Reuso da Água. Quatro palestrantes irão apresentar as diversas possibilidades de reutilização desse recurso. O evento acontecerá por videoconferência, no dia 29, das 13h às 19h. As pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre o tema podem se inscrever por meio do link até o dia 28.
Um dos palestrantes, Alexandre Mathiensen, PhD em Ciências Biológicas e Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destaca a importância do evento. “O tema que pretendo abordar na capacitação envolve uma contextualização dos diversos tipos de reuso de água possíveis de serem realizados em um sistema de produção agropecuário, com foco em agroindústrias de abate e processamento animal, bem como todas as implicações que essa possibilidade tecnológica oferece”, revela Alexandre.
Outra palestrante, a engenheira civil e fundadora do Instituto Reúso de Água (IRdA), Ana Silva Pereira Santos, participará de Portugal com abordagem sobre o ‘Panorama nacional do reuso da água: avanços, desafios e oportunidades no Brasil’. “Atualmente, a falta de água permeia o cotidiano das pessoas. Estima-se que, em 2050, 40% da população mundial deverão viver em áreas com bacias hidrográficas com forte estresse hídrico. Isso afeta todas as pessoas de maneira transversal. Então é preciso que a sociedade entenda que há solução e que a solução passa, necessariamente, pela diversificação da matriz hídrica regional”, alerta.
Além de Alexandre e Ana, participarão do evento Rodrigo Silva Maestro, mestre em Engenharia Ambiental, com o tema ‘Inovações e aplicações do Reúso da Água no saneamento’; e Bruno Alberto Haas, tecnólogo em Gestão Ambiental e especialista em serviços tecnológicos, que vai abordar na sua palestra as ‘Estratégias e tecnologias para o Reúso da Água na indústria’.
De acordo com a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler, o tema do evento é muito relevante devido à projeção de um cenário de escassez hídrica em várias regiões pelo mundo e no Brasil, incluindo a região sul catarinense. “Conhecer técnicas de reuso deste recurso natural é essencial para adaptar cada realidade e, assim, aplicá-las. Por isso, buscamos trazer um palestrante para cada um dos principais usos, ou seja, da indústria, do saneamento e da agropecuária”, comenta Lara.