sábado, 12 julho, 2025
Ultimas noticias

Comissão avalia textos para Olimpíada de Português

Os textos postulantes à Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) já estão sendo avaliados pela comissão julgadora. Os materiais encaminhados por alunos e professores da rede estadual e municipal de Educação de Içara estão divididos em quatro gêneros: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

A comissão formada por Celia Casagrande Cechela, Iêde Cardoso dos Santos, Rosimari Pizzetti, Maria Neli de Souza e Alexandra Cavaler deve finalizar as análises para publicação até 12 de setembro. “Vamos avaliar cuidadosamente nos atendo a todo os critérios estabelecidos. Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois a cada ano os trabalhos são produzidos com mais qualidade, mas estamos preparadas”, declarou Rosimari. Os preparativos para OLP iniciaram no mês de abril. Em Içara o trabalho é coordenado pela professora Eliane Magdalena e pela coordenadora do ensino fundamental, Gerusa Bolsoni.

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Antonio de Melo, muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores “e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita”.

Processo seletivo –Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, a nacional, no mês de dezembro. Para avaliar os trabalhos dos alunos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa.

Premiação – As comissões julgadoras estaduais vão avaliar os textos e selecionar 500 trabalhos semifinalistas: 125 textos de cada gênero. Nesta fase, os professores e alunos escolhidos recebem medalhas de bronze, livros e participam de atividades de formação de acordo com o gênero em que estão inscritos, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais durante os encontros regionais de formação.

Na etapa seguinte, os textos passarão pela avaliação das comissões julgadoras regionais, que indicam os 152 professores e alunos finalistas. Estes serão premiados com medalhas de prata e um tablet. Suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem.

A fase final será realizada em Brasília no mês de dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Os estudantes e docentes escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora. Já as escolas serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.

 

Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis