Uma frente parlamentar com representantes dos municípios de Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça e Criciúma será constituída para atuar em ações que auxiliem no combate ao abigeato, o furto de gado na região. A instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos também foi apontada no encontro realizado nesta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Içara. O agente da Polícia Civil, Samuel Casagrande, informou que a polícia possui alguns registros deste tipo de crime, com investigações em andamento.
“Os boletins de ocorrências são poucos, mas estamos trabalhando, pedimos que as ocorrências sejam registradas, pois as informações contribuem nas investigações”, informou Casagrande. O Tenente da Polícia Militar, Darlan Witkowski Cruz também comentou sobre a pouca quantidade de boletins de ocorrências registrados. “Reforçamos a necessidade de chamar a PM quando acontece esse tipo de crime e o boletim de ocorrência é essencial para a polícia, haja vista que com os dados definimos as ações necessárias”.
A Deputada Federal Geovania de Sá (PSDB), se colocou à disposição para ajudar na busca de alternativas para combater a criminalidade. “Seja a nível federal, estadual estamos para ajudar, é uma situação que prejudica o agricultor e devemos todos juntos trabalharmos por essa causa”, afirmou Geovania. O requerente da reunião vereador Da Rolt (PL), destacou que a união dos municípios vizinhos é muito importante para combater o crime de abigeato.
“Vamos ampliar o debate com o apoio das polícias civil, militar e demais órgãos públicos. Esse problema vem tirando o sossego e lucro das famílias rurais”, frisou Da Rolt. Ele ressaltou o apoio da Deputada Geovania de Sá para aquisição de câmeras de vigilância. “A deputada propôs através de emenda parlamentar viabilizar câmeras para a cidade, e acredito que os demais vereadores com apoio de seus deputados irão também tentar esse auxilio para a nossa segurança”. Da Rolt completou que a Polícia Militar sugeriu a criação de um grupo de WhatsApp com apenas criadores de gado. “É uma ferramenta de fácil acesso para comunicação entre a polícia e os criadores, sendo uma forma de agilizar as ações”.
								
											
								
															
								
															








								
															
															
															








