Dentro do projeto Içara Ensina Mais, atividade nas férias recuperou aprendizado prejudicado pela pandemia
Desde a manutenção da atividade das crianças no ambiente escolar até o avanço no aprendizado, houve vários destaques positivos apontados por pais de alunos da rede municipal de ensino de Içara sobre a Colônia de Férias realizada entre 4 e 30 de janeiro, inserida no projeto Içara Ensina Mais. Criado para recuperar o déficit gerado pela pandemia, este projeto permitiu evolução na alfabetização de crianças ao longo de todo ano e se estendeu no período de férias com a participação de mais de 260 alunos na colônia.
“Eu amei porque os meus filhos evoluíram muito na matemática e na língua portuguesa. Então, quero dizer que foi ótimo o trabalho e merecem uma nota dez”, comentou Maria Eliane Nunes de Souza. “Nossos meninos adoraram participar deste projeto, pois aprenderam brincando e se divertindo durante a colônia, sem contar que fazem muitas amizades”, acrescentou Regina da Rosa. “Este trabalho com os alunos é excepcional, pois as crianças não ficam em casa ociosas. Elas aprenderam de uma forma que vem agregar para a vida escolar e famílias como um todo”, avaliou Alisson Goulart, pai de aluno.
Além de atividades dentro da sala de aula, integrando alunos de diversas unidades de ensino, muitas ações ocorreram fora da escola, permitindo aos alunos adquirir conhecimento sobre particularidades do município em áreas como economia e social. “É muito legal. E também a pitaya é uma fruta muito gostosa”, comentou o aluno Jhonny Godoy, durante visita a uma plantação de Pitaya, no bairro Poço Oito, no dia 17 de janeiro. “Eu gosto bastante bastante de pitaya e achei muito importante ter vindo aqui conhecer de onde vem a fruta que nós comemos”, acrescentou a aluna Emanoely dos Santos, referindo-se ao fruto que integra o cardápio da alimentação escolar.
Segundo a Secretária de Educação Rose Reynaud, “esse formato é uma excelente opção para recuperar a aprendizagem dos estudantes, pois todas as ações do projeto são definidas pela ludicidade e preocupação em preparar nossos estudantes para o ano letivo”, disse. “A abordagem das competências emocionais, a preocupação da acolhida dos estudantes e a organização das ações são o diferencial do Projeto na Colônia, que tem como princípios: brincar, acolher, assistir e aprender”, pontuou a coordenadora do projeto Içara Ensina Mais, Joyciane Vidal.
Colaboração: Prefeitura de Içara