Coleta seletiva será realizada em todos os bairros de Içara

Depois de anos, o município de Içara está próximo de voltar a oferecer a coleta seletiva. E agora, sendo realizada em toda a cidade e não apenas em um único bairro, como ocorria antes da suspensão do serviço. Nas semanas que antecedem o reinício, uma série de atividades é desenvolvida com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do projeto.

“Uma das nossas ações está ocorrendo em parceria com a Secretaria de Saúde. Outra, que estamos em fase final de discussão e já devemos começar, é com a Secretaria de Educação. Antes de fazermos a coleta seletiva, é fundamental que a população saiba como deve proceder, de que forma se executará isso, pois não adianta ter o serviço e os beneficiados não saberem o que fazer. Então trabalhamos primeiramente a conscientização”, aponta o presidente da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ederaldo Inácio.

A parceria com a Secretaria de Saúde é devido a um trabalho que vem sendo executado nas unidades instaladas nos bairros e também com as agentes comunitárias, através da entrega de panfletos e de conversas. “As agentes já têm como atuação visitar as casas, conversando com as famílias. Então, através desta parceria, conseguimos com que elas durante suas visitas já orientassem as famílias quanto a esta situação. Assim vamos abranger toda a cidade”, afirma.

Com a Secretaria de Educação, a parceria prevê um trabalho realizado com os estudantes, crianças e adolescentes. “É muito importante que tenhamos esta parceria, porque as crianças são grandes entusiastas. Elas se animam com algo e quando chegam em casa passam tudo para os pais. Por isso, estamos nos organizando para trabalharmos desta forma. Só que neste caso está demorando um pouco mais, porque é necessário um trabalho um pouco diferente”, explica Inácio. Ele ainda informa que um mascote está sendo criado, com o objetivo de atrair mais os olhares da população para o assunto.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis