Coleta seletiva já está em funcionamento em Içara

A coleta seletiva já está em funcionamento em Içara. Mas, iniciado na última semana, o serviço teve pouca procura nos primeiros dias. Apenas em uma pequena quantidade de residências havia lixo para a reciclagem colocado separadamente. Para o presidente da Fundai, Ederaldo Inácio, essa é uma situação que já era aguardada.

“Todo começo é assim. As pessoas ficam na dúvida se aquilo realmente vai acontecer, se será da forma como falaram, então nas primeiras semanas a tendência é que a quantidade de material coletado seja pequena. Mas, a partir do momento em que a comunidade perceber que toda semana tem coleta no seu bairro, no mesmo dia e sempre por volta do mesmo horário, as pessoas já vão deixando o material separado”, acredita.

“As pessoas não estão habituadas a esse tipo de serviço e isso faz com que a gente tenha que cada vez mais intensificar a conscientização dos moradores de Içara, para que este projeto dê certo. É fundamental para o meio ambiente que a coleta seletiva funcione”, acrescenta Inácio.

O serviço de coleta é feito por uma empresa privada, que no momento tem também a responsabilidade pela separação e destinação dos materiais. Mas a ideia da Fundai é que no máximo até o início do próximo ano uma cooperativa possa ficar responsável pela triagem, em um galpão que já existe na comunidade de Vila de São Pedro (antiga Urussanga Velha II).

Em princípio, o recolhimento contempla os bairros mais populosos, aqueles que estão mais centralizados. Entretanto, de acordo com o presidente da Fundai, a intenção é que dentro de alguns dias seja possível definir como funcionará o serviço nas comunidades mais afastadas, em especial na zona rural, já que o projeto é para abranger o município na íntegra.

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis