O Hemosc estará em Içara nesta quinta-feira, dia 23, para realizar a primeira coleta externa de sangue. A ação que visa intensificar as doações será realizada na unidade de saúde do Bairro Jardim Elizabete, em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
“É uma forma inteligente de facilitar o acesso aos doadores que encontram dificuldades em função do horário ou deslocamento”, coloca o secretário de Saúde de Içara, Lauro Nogueira. A ação é promovida em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).
Serão disponibilizadas 35 senhas no período da manhã e outras 35 durante à tarde. “Os interessados devem ater-se as orientações para validar a doações, pois uma vez retirada à senha, não é possível a transferência para outra pessoa”, finaliza.
Idade entre 16 e 69 anos (jovens de 16 ou 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal);
Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
Peso superior a 50kg;
Boas condições de saúde;
Estar alimentado;
Portar documento com foto, expedido por órgão oficial.
Quem não pode doar:
Pessoas que realizaram cirurgia recentemente;
Pessoas em jejum prolongado ou que tenham ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas
Pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica há menos de 12 horas;
Pessoas que fizeram endoscopia nos últimos 6 meses;
Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;
Pessoas que tiveram gripe ou febre nos últimos 7 dias;
Pessoas que tiveram Hepatite Viral após os 11 anos de idade;
Mulheres grávidas ou amamentando;
Usuários de determinados medicamentos ou drogas;
Pessoas que tiveram contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
Pessoas que tenham dormido menos de 6 horas na noite anterior à doação;
Pessoas que fizeram tratamento dentário sem anestesia nos últimos 3 dias, ou com anestesia nos últimos 7 dias.
Colaboração: Imprensa PMI