quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Clima deve elevar produção de melancia

Chegou o verão e, além do sol e das altas temperaturas, esta época do ano também é marcada pela melancia, uma das frutas mais procuradas e vendidas nos meses quentes do ano. Bom para os produtores, que nesta safra ainda comemoram as condições favoráveis do clima. Nas comunidades de Boa Vista, Coqueiros, Campo Mãe Luzia e Lombas Pedreiras, em Içara, atingindo também a região de Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão, são aproximadamente 50 hectares plantados, envolvendo cerca de 20 famílias de fruticultores. 

E a perspectiva para a safra 2016/2017 é de que a produção seja uma das melhores dos últimos anos. Conforme informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Içara, a expectativa é de que haja a colheita de aproximadamente 2 mil toneladas. Se confirmada a projeção, vai superar a última produção, quando foram colhidas 1,7 mil toneladas.

Entre os produtores que estão esperando uma boa safra nesta temporada, está Jairo Manoel da Silveira, da comunidade de Campo Mãe Luzia. “Começamos a colheita há cerca de uma semana e tudo está indicando uma das melhores safras que vamos ter nesses últimos anos. O tempo ajudou bastante. Seca e chuva na quantidade certa, então acreditamos que possa ser um período bom”, destaca.

Frutas maiores em duas semanas

Mesmo com excelente expectativa, o agricultor conta que o início da colheita está sendo de frutas abaixo do tamanho considerado ideal, mas que dentro de duas semanas devem ser colhidas melancias maiores. E ele explica porque isso acontece.

“Essas primeiras foram plantadas um pouco cedo e acabou dando uma seca forte, que prejudicou o crescimento das frutas. Mas as melancias que passam a ser colhidas nos próximos dias foram plantadas em um período ideal, quando deu a seca no momento correto e também a chuva necessária para o desenvolvimento”, aponta. “As próximas devem vir, pelo menos a maioria, com mais de 15 quilos”, estima.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis